Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Novidade

Prefeitura anuncia construção de área de preservação em Salvador

Objetivo é conservar e recuperar a Mata Atlântica, além de usar mudas no paisagismo da cidade e criar escola de jardinagem

Redação iBahia • 06/09/2023 às 16:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Prefeitura anuncia construção de área de preservação em Salvador
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta quarta-feira (6) a construção de uma área voltada para o plantio de árvores e escola de jardinagem, no bairro do Bonfim. O objetivo é conservar e recuperar a Mata Atlântica, além de usar mudas no paisagismo da cidade.

A intervenção envolve a requalificação de uma área de 13,8 mil m² num horto municipal na Rua Balden Powell, próximo ao Hospital Sagrada Família. A obra terá prazo de 10 meses de conclusão e investimento de R$ 7,1 milhões.

Leia mais:

O prefeito Bruno Reis e a titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Marcelle Moraes, assinaram a ordem de serviço para o início das obras durante um evento com outras autoridades, no local onde será o novo Centro de Interpretação da Mata Atlântica.

“Aqui nós vamos ter o Centro de Interpretação da Mata Atlântica que, sem sombra de dúvidas, será o principal equipamento de preservação da Mata Atlântica da nossa cidade. Queremos ampliar a existência da Mata Atlântica em nossa cidade, e esse horto vai produzir mudas para isso, vai qualificar pessoas para isso, vai ajudar na conscientização da preservação da Mata Atlântica, cultura essa que tem que ser de todo cidadão soteropolitano”, afirmou o prefeito.

Bruno Reis destacou ainda que, nos últimos anos, a Prefeitura plantou mais de 70 mil mudas de árvores. “E estamos hoje dando mais um passo mais importante. Esse Horto praticamente não existia mais, era um espaço abandonado. A Prefeitura vai investir R$ 7 milhões nesta obra, em todo o paisagismo, em toda arborização e nas intervenções”, complementou.

A iniciativa também prevê a criação de espaços de lazer e visitação pública, propiciando o surgimento de um novo parque urbano na capital baiana. No centro de conservação e recuperação da Mata Atlântica, poderá ser estimulada a educação ambiental de estudantes e população em geral.

O local terá leiras, edificações modulares para salas de aulas, biblioteca, café, mirante, espaço administrativo, além de módulo para pequenos eventos musicais.

“Isso aqui é totalmente representado no nosso horto municipal, o Centro de Interpretação da Mata Atlântica, onde a gente vai ter um novo parque na cidade, uma nova área de lazer paras pessoas, com áreas verdes, onde as famílias vão poder vir com as suas com suas crianças, com seus filhos de quatro patas e poder cada vez mais preservar o que a gente tanto precisa, que é a nossa Mata Atlântica”, afirmou Marcelle Moraes.

O projeto do novo centro foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Segundo a presidente da fundação, Tânia Scofield, as estimativas apontam que o horto terá capacidade de produzir cerca de 12 mil mudas.

“É um grande avanço, de grande importância para a cidade de Salvador, num lugar que poucos conhecem, dentro da Mata Atlântica. É um projeto bonito, que não só vai atender a produção de mudas, mas também a gente está propondo aqui que tenha uma biblioteca, uma área para poder ter capacitação, discussão da questão ambiental”, destacou.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador