Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Prefeitura de Salvador anuncia realização de 93 eventos até 2017

Calendário Oficial de Eventos é dividido em três categorias; lançamento aconteceu na tarde desta quarta (18), no Farol da Barra

• 18/09/2013 às 20:05 • Atualizada em 29/08/2022 às 5:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
ACM Neto lançou Calendário Oficial de Eventos apoiados pela Prefeitura pelos próximos três anos (Foto: Henrique Brinco/iBahia)
A Prefeitura de Salvador lançou o Calendário Oficial de Eventos em coquetel realizado no Farol da Barra no início da noite desta quarta (18). O projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) contará com 93 eventos até março de 2017 realizados gratuitamente em espaços públicos. A programação começa a valer já no próximo final de semana com o Festival da Primavera, realizado no sábado (21) e no domingo (22). Veja também: Leia mais notícias de Cultura no nosso canal O evento contou com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário municipal Guilherme Bellintani e do secretário estadual de turismo Domingos Leonelli - além de autoridades e representantes do setor cultural soteropolitano, como o diretor Fernando Guerreiro (Fundação Gregório de Matos). Com o slogan "Salvador - Você sente que é diferente", o calendário foi dividido em três categorias: Fé na Festa, Cidade dos Festivais e Eventos Especiais. A Fé na Festa visa a promoção e a revitalização das festas populares, além de agregar outras festividades religiosas. Nessa categoria estão: Reis, Lavagem do Bonfim, 2 de Fevereiro, Itapuã, Semana Santa, Corpus Christi, Santa Bárbara, Conceição da Praia, Santa Luzia e Natal.
Evento foi realizado no Farol da Barra
Já a Cidade dos Festivais são eventos que possuem como característica em comum a duração sempre igual ou superior a dois dias e reunindo elementos de diversos segmentos culturais. Neles estão o Festival da Cidade, Festival Perc Pan, Festival de Cultura Latina, Festival da Criança, Festival 2 de Julho, Festival Boca de Brasa, Festival da Primavera, Festival de Música de Salvador, Festival do Samba, Festival África-Brasil e Festival Baía de Todos os Santos. Os Eventos Especiais foram classificados desta forma, tendo em vista que não acontecerão todos os anos, além de terem suas particularidades, a exemplo do Carnaval e do Réveillon. Também fazem parte da categoria a Bienal da Literatura, Bienal de Fotografia, Bienal de Artes Plásticas, Bienal de Moda e Design, Carnaval da Copa, Salvador Olímpica e Parada Gay.
"Escolhemos os eventos com alto teor de identidade com a cidade" (Guilherme Bellintani)
De acordo com o secretário Guilherme Bellintani, o projeto se dá para envolver a cidade, fomentando atividades culturais de entretenimento e turismo. "Escolhemos os eventos com alto teor de identidade com a cidade e que podem construir uma nova história. Alguns dos eventos já acontecem na cidade, como as festas populares. Nosso objetivo é construir um calendário que, em pouco tempo, não consiga mais ser reduzido", afirmou. O prefeito ACM Neto reafirmou o compromisso com a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado para a realização dos evento. "Peço, secretário Domingos Leonelli, que você leve ao governador Jacques Wagner uma palavra de absoluta confiança de que o Governo do Estado vai participar desse esforço e vai ser parceiro do Calendário de Eventos da cidade", disse ele.
Marca oficial do Calendário Oficial de Eventos promovido pela Prefeitura de Salvador
Neto ainda confirmou o início das obras de recuperação da Orla de Salvador, com investimentos na Barra, Ribeira, Rio Vermelho, São Tomé de Paripe, Tubarão, Piatã, Jardim de Alah, Boca do Rio e Itapuã, entre outros pontos da cidade. "Uma obra que vai ser revolucionária. Uma obra que vai mudar a cultura de Salvador. O que vai permitir que Salvador deixe de ser apontada como a cidade que possui a Orla mais antiga do Brasil e que menos investimento recebia. Queremos ser um exemplo para o Brasil e para o mundo", bradou o prefeito.
"A criança finalmente começou a nascer" (ACM Neto)
"Depois de nove meses tendo que tomar decisões difíceis, contrariando interesses, dizendo não a muita gente, encarando dificuldades financeiras e uma chuva que não deu trégua, digo que a 'criança' finalmente começou a nascer", completou Neto, que também confirmou o investimento de R$ 100 milhões para a recuperação do asfalto da cidade. "Felizmente, agora, a gente começa a ter condições de apresentar novos ares, um novo ambiente e o que a gente quer de fato para a nossa cidade. O nosso compromisso não é apenas com os quatro anos [de mandato], e sim com a história de Salvador", afirmou. O calendário começa a valer no próximo final de semana com o Festival da Primavera, que vai do pôr do sol do dia 21 (sábado) ao pôr do sol do dia 22 (domingo). Durante 24 horas, as ruas do bairro do Rio Vermelho se transformarão em palcos de shows, exposições, recreação infantil, gastronomia entre outras atrações culturais. Dentro da programação do sábado (21), que começa às 16h30, a população vai poder acompanhar os Palhaços do Rio Vermelho pelas ruas do bairro, que estarão fechadas para carros durante todo o evento. Em seguida, acontecerão os shows do Cortejo Afro, Márcio Melo e Baiana System, no Largo de Santana, onde será montado um palco. Ainda na noite de sábado, acontece um show pirotécnico e o Festival de Comidas Pesadas, servida pelos estabelecimentos que estarão participando do evento. A manhã de domingo (22) começa com atividades físicas com a equipe da Academia Vila Forma. A partir das 8h, se iniciam as atividades infantis com o Projeto Ruas de Lazer, onde vão acontecer as apresentações de rodas de samba, Quabales e fanfarras, além do grupo Canela Fina. Durante todo o dia acontecem ainda apresentações de filmes, exposições, mostra de arte, entre outros. O festival será finalizado com o show de Luiz Caldas, às 16h30, no Largo de Santana.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador