Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Saiba como pagar

Prefeitura de Salvador disponibiliza pagamento de tributos via Pix

Pagamentos podem ser feitos pelo celular, por meio do aplicativo de qualquer instituição bancária

Redação iBahia • 27/06/2023 às 12:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Prefeitura de Salvador disponibiliza pagamento de tributos via Pix
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), disponibilizou o pagamento de tributos municipais através da modalidade Pix. A novidade foi anunciada pela titular da pasta, Giovanna Victer, durante encontro com o secretário de Governo (Segov), Cacá Leão, e o vereador George Reis, na semana passada.

Com a medida, o contribuinte terá a opção de quitar:

Leia mais:

  • Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF)
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
  • Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) Autônomo e
  • Imposto Sobre a Transmissão de Intervivos (ITIV)

Os pagamentos podem ser feitos pelo celular, por meio do aplicativo de qualquer instituição bancária. Basta acessar o site da secretaria e gerar o boleto bancário com o QR Code utilizado para pagamento via Pix. O pagamento através desta modalidade pode resultar em uma economia de até R$ 1,7 milhão ao cofre municipal, já que a capital baiana obteve a menor tarifa do Brasil sobre cada Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pago. De acordo com dados da própria secretaria, foram emitidos 2,9 milhões de boletos ao longo de 2022.

A secretária Giovanna Victer ressaltou que o novo método vai trazer mais agilidade e segurança para o pagamento de tributos. “Já disponibilizamos o pagamento via cartão de crédito e débito, através da ferramenta Pague Fácil, e agora o Pix. A ação, que faz parte do projeto de modernização da Sefaz, aumentará as alternativas de meios de pagamento e tornará mais rápido e seguro tanto para a pasta quanto para o contribuinte”, afirmou.

Lei Municipal

A adoção ao método instantâneo, instituído pelo Banco Central, tem como base a Lei Municipal nº 9.670/2023. O documento institui a possibilidade do uso do Pix para quitação de débitos de natureza tributária e não tributária. De autoria do vereador George Reis, conhecido como ‘Gordinho da Favela’, o projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Bruno Reis e publicado no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 15 de março de 2023.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador