icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Prefeitura retira famílias e barracos da Preguiça

Polícia Militar participou da ação para retirar pessoas de casas irregulares

foto autor

09/11/2013 às 14:06 • Atualizada em 28/08/2022 às 2:12 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Uma ação que contou com Polícia Militar, Guarda Municipal e 170 homens de “praticamente todos os órgãos municipais”, segundo a prefeitura, retirou cerca de 70 pessoas de casas irregulares, na Ladeira da Preguiça, e derrubou os imóveis, entre a noite de quinta-feira e a manhã de ontem.
De acordo com nota divulgada pela prefeitura, a operação, denominada Ordem na Casa, teve como objetivos “garantir a segurança, combater o tráfico de drogas, oferecer auxílio a viciados, remanejar famílias vivendo em situação de risco social para outras áreas, fazer a limpeza e capinação de todo o terreno, além de retirar construções irregulares e que corriam o risco de desabamento”. Ainda segundo comunicado da prefeitura, 17 famílias retiradas da região foram cadastradas para receber auxílio-aluguel (R$ 300 mensais, por seis meses). Algumas foram inscritas em programas como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida e um grupo optou por ir para outro imóvel próprio ou de parente. Na quinta, moradores de casarões já condenados pela Defesa Civil foram retirados dos imóveis. “Morava aqui há quatro anos com minha mulher e dois filhos. Tenho outra casinha em Vale dos Lagos”, disse Raimundo Jorge Farias, 59, que residia em um dos casarões da Rua do Sodré, que liga a Ladeira da Preguiça à Praça Almirante Paula Guimarães. "Tivemos casos de usuários de drogas e de pessoas que precisam de uma atenção maior. Mesmo assim, toda a operação aconteceu com diálogo e de forma pacífica. As pessoas entenderam que viviam numa situação deplorável”, afirmou o titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Mauricio Trindade, acrescentando que todas as famílias foram encaminhadas aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). A assessoria da Semps, porém, não soube informar o número exato de pessoas transferidas, nem para quais Cras foram levadas, nem quantas casas foram destruídas. Limpeza Além das casas, muros também foram derrubados e um trabalho de capinação e limpeza - tanto na ladeira quanto na escadaria que liga a Preguiça à Praça Castro Alves - retirou 200 toneladas de mato, entulho do local. No serviço de limpeza, foram utilizados uma pá-carregadeira, quatro caçambas, quatro caminhões, um carro-pipa e 45 homens. “Antes aqui só andava craqueiro. Comecei a usar a escadaria ontem (quinta-feira)”, disse o ajudante de pedreiro Luís Cláudio Costa Araújo, 40, que trabalha numa obra no Porto Trapiche Residence, na Avenida Contorno. Antes, Luís, morador de Santa Cruz, saía do trabalho às 17h30 e seguia andando da Ladeira da Conceição da Praia até a Estação da Lapa. “O percurso durava duas horas. Agora, chego às 18h”, contou. A Secretaria de Ordem Pública (Semop) trocou ainda todas as 16 lâmpadas de 100 watts da área por outras luminárias metálicas de 250 watts.
Segundo o tenente Anderson Sampaio, da 3ª Companhia do 18º Batalhão (Centro Histórico), a Polícia Militar fará ronda na região da ladeira. “Muitos bandidos assaltavam na Praça Castro Alves e Carlos Gomes e corriam para cá, porque antes não havia iluminação e circulação de pessoas. Aqui era a rota de fuga perfeita deles”, disse o tenente. No fim da tarde, porém, o CORREIO voltou ao local e, apesar da limpeza, "sacizeiros" perambulavam pelo local e usavam drogas. A operação Ordem na Casa faz parte de um projeto de requalificação da área, em parceria com o Iphan. Segundo a assessoria do órgão federal, o investimento faz parte do PAC Cidades Históricas, que prevê em Salvador 23 ações, entre requalificações, implantações e restaurações - um montante de R$ 142,1 milhões. Matéria original: Correio 24h Por motivos de segurança, prefeitura retira famílias e barracos da Preguiça

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador