Prefeitura: turnão será estendido até junho


Na tentativa de sair da dificuldade financeira, a prefeitura de Salvador decidiu prorrogar por mais seis meses o regime de ‘turnão’, que estabelece o funcionamento de alguns órgãos apenas entre 8h e 14h. Até o final de junho, o expediente será nesse horário e o atendimento ao público das 8h às 13h.

“Em 2011, adotamos uma série de medidas em busca do equilíbrio das contas, como o contigenciamento do orçamento, o aumento da arrecadação e o controle dos gastos. O regime de turnão foi uma ação importante e, como os resultados corresponderam, está sendo mantido”, disse o secretário da Fazenda, Joaquim Bahia.

Os serviços que operam em escala de plantão e fiscalização não são afetados pela medida. As unidades de atendimento à criança e ao adolescente, de manutenção e conservação da cidade, de controle e ordenamento do solo e de teleatendimento não terão o horário de funcionamento alterado.

Ainda de acordo com o secretário da Fazenda, o município vai “continuar praticando um rígido controle dos gastos neste início de 2012”. A prefeitura ainda não fechou o balanço de 2011.

Os dados mais recentes, referentes ao 1º semestre do ano passado, mostram um crescimento de 21,64% na receita própria do município e 22% nas receitas tributárias.

Em 2010, no entanto, a prefeitura gastou mais do que arrecadou e o déficit orçamentário foi de R$ 244 milhões.