Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp

Programação da Festa de Santa Dulce é divulgada; confira

Atividades serão realizadas entre os dias 1º e 13 de agosto

Redação iBahia • 26/05/2023 às 14:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Programação da Festa de Santa Dulce é divulgada; confira
Fotos: Valter Pontes/ Secom

A Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) anunciaram, na manhã desta sexta-feira (26), a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres, que acontece em agosto deste ano, mês dedicado à religiosa.

Segundo a programação divulgada, as atividades serão realizadas entre 1º e 13 de agosto, quando é celebrado o Dia de Santa Dulce dos Pobres. Ao longo dos dias, haverá apresentações diárias de peças teatrais, exibição do filme da primeira santa brasileira, procissão, atrações musicais e quermesse.

Leia mais:

A celebração integra as homenagens pelo aniversário natalício de Irmã Dulce. A data marca ainda o aniversário de fundação da instituição do Anjo Bom do Brasil, já que em 26 de maio de 1959, Santa Dulce fundou oficialmente a Osid.

O "esquenta" para a celebração começa no dia 17 de julho, com abertura do calendário oficial de programação. No dia 4 de agosto, acontecerá a Procissão dos Arcos, que sairá do Bonfim até o Santuário.

Nos dias 4 e 6, o público poderá acompanhar apresentações musicais em um palco que será montado no Largo de Roma. As atrações serão divulgadas em breve. No dia 5, uma carreata sairá do Centro de Convenções de Salvador, em peregrinação com a imagem da Santa, em direção ao Santuário, onde será realizada uma missa. No dia 6, acontece a “Procissão da Memória”, que sairá do Santuário até a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia.


				
					Programação da Festa de Santa Dulce é divulgada; confira

Já no dia 13, será realizada uma missa campal no Largo de Roma e uma procissão luminosa. Haverá ainda um show de encerramento das atividades, no palco montado no Largo de Roma. Ao longo do período, também estão previstas apresentações de corais e orquestras. Também haverá a implantação de uma tenda para os peregrinos onde poderão ter estrutura de banheiro, alimentação e descanso.

Além disso, os fiéis ainda poderão aproveitar a quermesse, que vai reunir a comunidade em torno de atividades lúdicas e culturais, além de oferecer momentos de reflexão e devoção. Nessa atividade, o público terá à disposição barracas com comidas típicas e artesanato com produtos Santa Dulce, em parceria com a Associação de Moradores e o Território Santo.

A Trezena de Santa Dulce ainda terá um forte apelo social, com diversas atividades voltadas para a solidariedade. Entre elas estão ações de doação de sangue, campanhas de doação de roupas e agasalhos, distribuição de kits de higiene pessoal, oficinas de capacitação e ações de apoio aos idosos.

Ao longo do mês, o planejamento é que a imagem de Santa Dulce circule pelos pontos turísticos de Salvador, sempre com a presença de frades Franciscanos. Entre os locais sugeridos estão Farol da Barra, Praça Municipal, Cruzeiro de São Francisco, Paróquia de Sant'ana, Largo da Mariquita, Santo Antônio Além do Carmo, Capelinha, Alagados e Liberdade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador