Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
'PAZ'

Reinstalação de monumento no Bonfim será na 1ª sexta-feira de maio

Palavra 'PAZ' será recolocada com programação inter-religiosa; confira detalhes

Redação iBahia • 01/05/2023 às 11:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Reinstalação de monumento no Bonfim será na 1ª sexta-feira de maio
Foto: Divulgação / Fábio Marconi

As pessoas que subirem a Colina Sagrada na próxima sexta-feira (05), poderão acompanhar a cerimônia de reinstalação do monumento da palavra “PAZ” no Largo do Bonfim. O evento está previsto para às 10 horas e marca o incentivo e promoção da Cultura da Paz no cotidiano da cidade de Salvador e na Bahia.

A condução da cerimônia inter-religiosa será feita pelo reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva. Além dele, estarão presentes representantes de segmentos religiosos atuantes no estado, vinculados ao Conselho Inter-Religioso da Bahia (CONIRB) e ao Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs (CEBIC).

Leia mais:

Este ato tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância de atitudes pacíficas que possibilitam a prática do respeito e da superação das intolerâncias, dos preconceitos e da violência no território baiano. “Atualmente, estamos vivendo uma onda de violência, de disseminação do ódio, do incentivo à divisão que tem gerado medo e insegurança para a população.”, ressalta padre Edson.

O Monumento da palavra “PAZ”

Criada em 2021 a partir da idealização de padre Edson e produção do artista plástico Ito Pedreira, a obra de arte mede cerca de 1,50m de altura, 3m de largura e tem 15kg de peso total. Sua primeira versão foi instalada no mesmo ano de criação e desenvolvida em alto relevo, com símbolos religiosos que faziam referência ao cristianismo, candomblé e judaísmo, entre outras crenças, uma vez que a Igreja Católica no Brasil vivia a Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Em 2023, o monumento contará com adaptações que simbolizam cada fiel, devoto e turista que sobe a Colina Sagrada para agradecer ou pedir graças. De acordo com a comissão organizadora da cerimônia, desta vez, a palavra “Paz” será confeccionada com as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim que foram amarradas no gradil da Basílica Santuário desde o final do ano passado.

SERVIÇO:

O QUÊ? Cerimônia de clamor pela paz na cidade de Salvador, na Bahia e no Brasil e reinstalação do monumento da palavra “Paz”.

QUANDO? 05 de maio de 2023, às 10h.

ONDE? No Largo do Bonfim, em frente a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador