Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Cinema

Salvador recebe festival de audiovisual negro pela primeira vez em novembro

Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb) está em sua 4ª edição e acontece pela 1ª vez na capital baiana entre os dias 21 e 26

Redação iBahia • 13/09/2023 às 21:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Salvador recebe festival de audiovisual negro pela primeira vez em novembro
Foto: Foto: Bruno Concha / Secom PMS

O Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb) será realizado pela primeira vez em Salvador, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), nesta quarta-feira (13). Evento irá compor o calendário Novembro Salvador Capital Afro e acontece entre os dias 21 e 26 de novembro.

Na programação, estão previstas mesas de discussão e mostras audiovisuais abertas ao público. Para realizar o evento, serão utilizados espaços na Boca de Brasa do Subúrbio e de Cajazeiras, o Cine Glauber Rocha, o Cinema do MAM e o CineSercla de Cajazeiras.

Leia mais:

O tema principal do evento será “Transatlanticidade”, conceito concebido pela historiadora negra e nordestina Maria Beatriz Nascimento, que fala sobre a função de deslocamento na definição de trajetórias de pessoas negras no Brasil, que saíram de um continente á outro, de um cativeiro à liberdade, do campo à cidade, do Nordeste ao Sudeste. Este conceito irá apoiar os diálogos que acontecerão no evento, cujo objetivo é promover um diálogo entre as diásporas Afro-atlânticas, sobretudo as Américas e o Caribe, e a África, a partir da distribuição e exibição/circulação audiovisual.

As mesas reunirão pesquisadores de todo o Brasil e abordarão, para além das obras Maria Beatriz do Nascimento, a história e desenvolvimento do Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (FESPACO), maior festival de cinema da África. As exibições de filmes nacionais e internacionais incluirão sessões especiais para crianças, programadas pela mostra Kilombinho.

Este ano o Finab está em sua 4ª edição e tambémacontecerá em São Paulo (SP) e em Belém (PA).

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador