Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Negócios

Salvador sediará CEO Fórum da Amcham Brasil nesta quarta (14)

Principal encontro de líderes empresariais do país, contará com apresentação de pesquisa inédita sobre o futuro do trabalho e das lideranças

Redação iBahia • 12/06/2023 às 12:42 • Atualizada em 12/06/2023 às 12:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Salvador sediará CEO Fórum da Amcham Brasil nesta quarta (14)
Head da sede regional da Amcham, Lilian Marins. Foto: Divulgação

Autoconsciência, empatia, integridade e comprometimento com o desenvolvimento dos membros da equipe são os pilares fundamentais para uma Liderança Consciente. E esse conceito vem, cada vez mais, sendo implementado no mundo corporativo. É a partir dessa perspectiva que a Câmara Americana de Comércio para o Brasil promove, no dia 14 de junho, o CEO Fórum 2023 - um dos encontros de líderes empresariais do país mais esperados do ano, que possui desdobramentos em 16 cidades.

Em Salvador, a 16ª edição do evento, exclusivo para alta liderança, acontecerá no Business Lounge The Latvian, localizado na Bahia Marina.

Leia mais:

Ele reunirá personalidades nacionais renomadas como o CEO da Amcham Brasil, Abrão Neto; o presidente Brasil do Banco americano Citi, Marcelo Marangon; a presidente da Pfizer no Brasil, Marta Diez; o novo CEO da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, e da baiana, Forbes Under 30 Brazil, investidora-anjo e cofundadora da Inventivos, Monique Evelle, além de mais de 70 executivos da região da Bahia.

O objetivo do encontro será debater o tema “Liderança Consciente”, novo modelo de gestão que busca unir aspectos como propósito, transparência, responsabilidade, inovação, visão a longo prazo e valorização do time. Na ocasião, Abrão Neto irá apresentar para os líderes e convidados baianos os resultados da pesquisa sobre o Futuro do Trabalho e da Liderança no Brasil, feita com mais 750 líderes empresariais em todo o país.


				
					Salvador sediará CEO Fórum da Amcham Brasil nesta quarta (14)
CEO da Rede Bahia, Rogério Bruxellas. Foto: Divulgação

Impacto na gestão

De acordo com a head da sede regional da Amcham, Lilian Marins, uma liderança que se baseia nesses valores tem o poder de criar uma cultura organizacional mais inclusiva e equitativa, onde todos os funcionários se sentem valorizados e respeitados.

“Isso impacta positivamente na produtividade, engajamento e satisfação dos colaboradores, o que, por sua vez, leva a melhores resultados financeiros e maior sucesso da empresa no longo prazo”, explica a executiva. Este tipo de gestão, em vez de apenas se concentrar em metas financeiras ou em resultados tangíveis, busca, sobretudo, prezar pelo bem-estar, a satisfação pessoal e a saúde mental dos colaboradores, como também o impacto social e ambiental das ações da empresa.

A Liderança Consciente é uma ferramenta poderosa para criar empresas mais humanas e sustentáveis, que são capazes de enfrentar os desafios do presente e do futuro de forma mais eficaz. No entanto, isso exige mudanças significativas em como os líderes gerenciam suas equipes, tais como: promover a consciência plena, cultivar a empatia, ser autêntico, ter flexibilidade, ser resiliente e, principalmente, estimular uma cultura organizacional inclusiva.

Desafios dos C-Levels

Liderar de forma sistêmica traz muitas vantagens para o ambiente de negócios. No entanto, a implementação desse tipo de gestão vem acompanhada de diversos obstáculos para os C-levels durante a tomada de decisão. Conforme a líder da filial baiana da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, os CEO's conscientes devem assegurar que as suas ações sejam norteadas por uma forte bússola moral, sendo pilar de suas decisões em valores fundamentais alinhados aos critérios ESG. “Isso permite uma liderança walk the talk, tendo a certeza que estamos construindo o futuro desejado para todos os envolvidos", complementa Lilian Marins.

Uma das maiores barreiras para a implementação da liderança consciente é a resistência à mudança por parte dos líderes e colaboradores. Para superá-la, é importante comunicar claramente os benefícios da liderança consciente, envolver todos os funcionários no processo de mudança e fornecer treinamento e suporte para ajudá-los a desenvolver as habilidades necessárias.

Pesquisa Liderança Consciente

Pesquisa da Amcham Brasil com mais de 763 respondentes, maioria altas lideranças de grandes e médias empresas, identificou que os executivos brasileiros precisarão transformar seu estilo de gestão, incorporando atributos humanos de maior flexibilidade, colaboração e criatividade.

Segundo 54% dos executivos brasileiros, a prioridade número 1 para a liderança do futuro será o desenvolvimento de pessoas. Seguida pelo fortalecimento dos relacionamentos com clientes, fornecedores e demais stakeholders (44%), e a adoção de novas tecnologias e métodos de trabalho (39%).

Entre os aspectos apontados como necessários para o aprimoramento desses líderes, destacam-se: capacidade de adaptação e flexibilidade (40%), inovação e criatividade na resolução de problemas (39%) e ainda o alinhamento entre propósito, valores e cultura (37%). Moldando assim, um ambiente de maior flexibilidade, colaboração e criatividade. Os dados completos serão apresentados e disponibilizados na abertura do CEO FÓRUM.

CEO Fórum

O fórum nasceu em 2004, como uma plataforma de ideias para a alta gestão das empresas associadas e, ao longo dos anos, transformou-se no maior e mais potente encontro de líderes da Amcham Brasil. Para além das conexões, a iniciativa também tem como forte característica o conteúdo de alto nível.

Em 2022, foi realizado um grande encontro presencial, 15 edições regionais presenciais, reuniu 57 especialistas nacionais e internacionais, em 64 horas de conexões e conteúdos, teve mais de 3.200 participações em toda temporada e cerca de 1.300 empresas associadas foram impactadas.

O CEO Fórum 2023 conta com o patrocínio do Banco Citi Brasil, Embratel, RS Advogados, Petrobahia e apoio do Business & Lounge The Latvian e do Made In Bahia.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador