Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Salvador Vai de Bike capacita motoristas de ônibus até quinta

Com ações lúdicas como uma simulação e sorteio de bicicleta, projeto busca sensibilizar motoristas

Redação iBahia • 25/10/2016 às 20:24 • Atualizada em 31/08/2022 às 20:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Movimento Salvador Vai de Bike (MVSB) retomou nesta terça-feira (25) as capacitações com os motoristas de ônibus da capital. O objetivo do projeto "Motorista Vá de Boa" é criar uma melhor relação entre os rodoviários e os ciclistas, já que é comum o compartilhamento da via na faixa da direita. Dessa vez, as sessões ocorrem até quinta (27) na OTTrans, em Campinas do Pirajá, sempre das 09h às 11h e das 15h às 17h.
A capacitação começa com uma palestra de cerca de uma hora, com Márcia Meneses, integrante das organizações Mobicidade e Bike Anjo. "Falamos sobre o compartilhamento da via. Nessa nova configuração de cidade, em que mais pessoas têm usado bicicletas, é preciso oferecer segurança", diz Márcia. "Coloco essa fragilidade do ciclista. Se um ônibus bate em um carro, amasse. Se bate em uma bicicleta, mata", alerta.

				
					Salvador Vai de Bike capacita motoristas de ônibus até quinta
A palestra também serve para que as dicas de como dirigir próximo a bicicletas sejam novamente passadas - as empresas garantem que isso já consta em suas capacitações. A ideia é fortalecer em cada condutor o respeito ao 1,5 metro de distância lateral ao ultrapassar, a obrigatória redução de velocidade ao se aproximar, a mudança de faixa para ultrapassagem e o entendimento dos direitos de quem usa a bicicleta.
Após a palestra, os motoristas sentem o gosto de como é ser um ciclista no meio de ônibus furiosos. Na garagem da empresa, eles sentam nas bikes laranjas do MVSB, fixadas ao chão como uma bicicleta ergométrica. Um colega simula um motorista de ônibus que desrespeita os ciclistas, passando muito próximo, buzinando ou gritando. "Essas aulas mudam nossa cabeça. No outro dia procuro seguir as instruções, faço tudo com mais cuidado", afirma Claudecir da Conceição, 50 anos - 19 deles dirigindo ônibus. "Nunca tive nenhum acidente. Tem que ser tranquilo e seguir as regras", conta o segredo.
A capacitação ainda sorteou uma bicicleta entre os participantes. Quem levou a magrela foi Adonias da Silva, 59, 21 no volante do buzú. "Precisa ter preparo físico. Vou treinar e melhorar, pra não causar transtorno pra mim nem para os outros", disse, preocupado com a barriga saliente. O MVSB, programa vinculado à Empresa Salvador Turismo (Saltur), já capacitou mais de 1000 motoristas de ônibus na capital, em dois anos do projeto "Motorista Vá de Boa".

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador