Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > salvador
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Violência

Secretarias anunciam retomada de postos, aulas e ônibus em Valéria

Transporte e os outros serviços estão restritos há 3 dias no bairro e na Estrada do Derba, onde policial federal foi morto

Redação iBahia • 18/09/2023 às 21:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Secretarias anunciam retomada de postos, aulas e ônibus em Valéria
Foto: Reprodução/TV Bahia

O bairro de Valéria, em Salvador, terá uma manhã de retomadas na terça-feira (19), quatro dias após o início de ações que já deixaram um policial federal e nove suspeitos mortos na região. Segundo informações das secretarias municipais, as aulas, o atendimento em postos e a circulação de ônibus devem voltar ao normal ao longo do dia na área. O policiamento segue reforçado.

Desde o dia da primeira operação, o final de linha dos ônibus de Valéria, que antes acontecia na localidade de Nova Brasília, passou a ser na prefeitura-bairro, a cerca de 4 km do ponto oficial. Segundo moradores que enfrentaram o problema nesta segunda-feira (18), a caminhada é de cerca de 30 a 40 minutos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Além disso, os coletivos com rotas que passavam pela BA-528, mais conhecida como Estrada do Derba, estavam tendo os itinerários desviados para outra via, aumentando também em cerca de 40 minutos o trajeto dos moradores.

No caso dos ônibus, a retomada do atendimento foi decidida após uma reunião entre equipes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Polícia Militar e do Consórcio Integra. A informação foi confirmada no final da noite desta segunda-feira.

Em nota, o órgão informou que o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, solicitou apoio na segurança pública para que a operação seja retomada já a partir do início da manhã de terça. Equipes da Semob e prepostos das concessionárias estarão na região para orientar os usuários sobre a retomada do transporte e acompanhar a operação.

A Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que os serviços serão restabelecidos com exceção de três unidades que ficam na região que cerca o bairro: Colinas de Periperi e Vila Fraternidade, no Subúrbio Ferroviário; e Palestina, no Distrito de Cajazeiras.

As medidas são justificadas pela preservação da integridade física e emocional dos profissionais e pacientes. Durante todo o dia será feito monitoramento da rede para remanejamento da estratégia no caso de novas intercorrências.

Já no caso das escolas, o atendimento será retomado em todas as seis que estavam fechadas nesta segunda. São elas: São Francisco de Assis, Batista de Valéria, Nossa Senhora Aparecida, Milton Santos, Afonso Temporal e CMEI João Paulo I. Cerca de 2.368 alunos poderão retomar as aulas.

Segurança e combate à violência

Em entrevista à GloboNews na tarde desta segunda-feira, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, falou sobre a atuação de facções na região e em outras partes do estado.

"Nós temos a influência das facções do Sudoeste, em especial do Rio de Janeiro, em facções locais. São Modos operandis muito parecidos, com demonstração de arma de fogo, com demonstração de poder bélico, com ataques não só à comunidade, mas também em relação aos seus rivais, e o enfrentamento às forças policiais".

Diante da situação, a Polícia Federal enviou à Bahia nesta segunda-feira três veículos blindados para reforçar o combate à violência e ao crime organizado na capital. Os veículos e viaturas foram embarcados em um navio da Marinha, no porto do Rio de Janeiro. A expectativa é que eles cheguem na cidade entre quarta (20) e quinta-feira (21).

De acordo com a Polícia Federal, os blindados serão utilizados por equipes do Comando de Operações Táticas (COT) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI). Os veículos são utilizados por outras Superintendências Regionais e já estavam na programação da instituição. Veja os vídeos abaixo

"As viaturas já estavam definidas para reforçar o nosso trabalho. Não se trata de uma medida nova. Outros estados têm os seus blindados e agora a Bahia está sendo contemplada", explicou o Superintendente Regional da PF na Bahia, Flávio Albergaria.

Os reforços chegam a Salvador após a operação no bairro de Valéria, que resultou na morte do agente federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, ocorrida na sexta-feira (15).

Dois militares, um federal e outro civil também ficaram feridos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nas últimas 72h, 9 suspeitos morreram em confronto com a polícia e um foi preso.

Com o reforço, a Polícia Federal baiana passa a atuar com cinco veículos blindados nas operações da força tarefa de segurança, que conta reúne as PF e as polícias Civil e Militar. Dois deles já estão na Bahia e voltarão para o Rio de Janeiro depois das ações. Cerca de 400 homens estão atuando nas ações, sendo que 42 são federais que viajaram para reforçar a atuação.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador