iBahia > salvador
SALVADOR

Segunda etapa da Via Expressa é concluída nesta quinta-feira

Cinco novos viadutos foram liberados, tornando possível trafegar entre a BR-324 e a Estrada da Rainha. O governador prevê que as obras sejam entregues no primeiro semestre de 2013

• 25/10/2012 às 15:09 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:15

Google News siga o iBahia no Google News!
Nesta quinta-feira (25), a segunda etapa da Via Expressa Baía de Todos os Santos foi concluída, com a liberação de cinco novos viadutos pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Assim, os baianos já podem trafegar entre a BR-324 e a Estrada da Rainha utilizando esta via, evitando congestionamentos no Retiro e na Avenida Barros Reis. Além do viaduto na Rótula do Abacaxi, que estava aberto ao tráfego, foram liberados dois viadutos no Largo dos Dois Leões, ligando a Baixa de Quintas, local em que outros dois viadutos foram disponibilizados, fazendo a ligação até a Estrada da Rainha. As obras já têm cinco das sete frentes de trabalho concluídas, o que representa mais de 80% do cronograma.
Novos viadutos foram liberados
O governador prevê que as obras sejam entregues no primeiro semestre de 2013. "Essa é a implantação de mais uma etapa dentro do que estava previsto. Espero entregar a obra completa em abril de 2013". Última etapaNa última etapa do cronograma, deverão ser concluídos os trechos finais da Estrada da Rainha e os túneis de acesso ao Comércio, na altura da Soledade, além da construção de mais um viaduto que ligará a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O trajeto completo vai conter dez faixas, sendo seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para o transporte de cargas, segundo o projeto, que prevê três túneis, 14 elevados e quatro passarelas, além de ciclovias e passeios, no total. Veja também: Obras e projetos prometem melhorar a mobilidade urbana em Salvador Para a realização das obras, 650 imóveis precisaram ser desapropriados e os moradores e comerciantes das proximidades dos trabalhos foram indenizados, com valor total que chega a R$ 80 milhões, de acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Já outros proprietários receberam casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. Quando for concluída, a Via Expressa terá extensão total de 4,3 quilômetros e vai ligar o Acesso Norte ao Porto de Salvador. Os investimentos chegam a R$ 480 milhões, através de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). *Com informações da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom)

TAGS:

Conclusão Etapa Via Expressa

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador