Segunda fase do Bilhete Único não começa mais neste domingo


A prefeitura deu prazo máximo até 1º de dezembro para que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) implante a segunda fase do Bilhete Único na cidade. O Setps alegou dificuldades operacionais para implantar a segunda etapa do programa, que deveria começar neste domingo (3), pedindo novo prazo de mais 60 dias.

Leia mais
Prefeito anuncia implantação progressiva do Bilhete Único e outras intervenções
ACM Neto amplia Domingo é Meia e institui Bilhete Único

O prefeito ACM Neto concedeu mais 28 dias ao Setps e ameaçou descredenciar o sindicato patronal em caso de descumprimento do novo prazo.

Na segunda fase, o Bilhete Único permite que os passageiros que pegam dois ônibus em uma mesma região dentro de um período de duas horas paguem apenas uma passagem (R$ 2,80). Atualmente, paga somente uma passagem quem pega um ônibus na região A e o segundo na B. No modelo, a cidade é dividida em quatro regiões – Orla, Miolo, Centro e Subúrbio. Atualmente, é beneficiado quem sai do Subúrbio para o Miolo.

Mapa das quatro regiões para integração do sistema (clique para ampliar)

O Bilhete Único vale para usuários do Salvador Card. Somente com o cartão é possível identificar o período em que o passageiro utiliza o sistema de transporte e os locais de deslocamento, permitindo assim a integração. Para conseguir o cartão para bilhete avulso, o usuário deve ir a um dos 110 postos de venda e pagar o valor de duas passagens (R$ 5,60).

Linhas readequadas
Na última quinta-feira (31), foi publicado no Diário Oficial do Município a portaria que prevê a readequação das linhas de ônibus de modo a viabilizar o Bilhete Único.

A prefeitura também quer eliminar o que chama de “distorções do sistema”, como linhas que fazem longo percursos e deixariam complicado que o passageiro tivesse acesso à integração, já que ficaria muito tempo em um só ônibus, perdendo o prazo. Algumas linhas percorrem cerca de 70 km na cidade.

Matéria original: Correio 24h
Segunda fase do Bilhete Único não começa mais neste domingo; novo prazo é 1ª de dezembro