Evento

Seminário sobre linhas de cuidados para lúpus e doenças reumatológicas acontece nesta terça-feira (10); saiba mais

Convidado principal é o médico reumatologista Dr. Mittermayer Santiago

Redação iBahia
09/05/2022 às 23h40

2 min de leitura
Foto: Divulgação

Para marcar o Dia Internacional do Lúpus, realizado nesta terça-feira (10), a Associação de Pessoas Reumáticas, Colaboradores, Associados e Entusiastas (ABRACE), juntamente com o Lúpicos Organizados da Bahia (LOBA), realiza, em Salvador, o Seminário Linha de Cuidados para Lúpus e Outras Doenças Reumatológicas.

O evento, aberto ao público, acontece no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O convidado principal é o médico reumatologista, professor da Ufba e chefe do ambulatório de reumatologia da HUPES, Dr. Mittermayer Santiago. Ele vai apresentar o projeto que leva o mesmo nome do Seminário ‘Linha de Cuidado para Lúpus e outras Doenças Reumatológicas’.

Na ocasião, também será apresentada uma solução integrada com o HUPES, de descentralização do atendimento, levando o suporte necessário e de qualidade para o paciente, próximo de onde ele reside.

Hoje, cerca de 2.500 pacientes reumatológicos são assistidos no ambulatório do Hospital, e por se tratarem de doenças crônicas, que precisam de acompanhamento durante toda a vida, existe pouca rotatividade de pacientes, o que dificulta a inscrições de novos enfermos.

Pacientes residentes no interior do estado, por exemplo, precisam se deslocar para a capital baiana para receber o tratamento. Isso causa grande desgaste físico e mental, além de representar um custo elevado para a administração pública, que precisa fornecer transporte, alimentação e hospedagem.

Ainda, por conta da distância dos locais de tratamento, muitos demoram a procurar o atendimento médico necessário. As doenças reumatológicas provocam muitas dores e às vezes deficiência física, o diagnóstico precoce é um fator determinante para impedir o agravamento da doença, que pode acometer órgãos vitais como coração, pulmão, cérebro e rins.

As instituições do poder público SESAB, SMS, COSEMS e MP/CESAU, o grupo de apoio GARCE, a companhia farmacêutica GSK e a Sociedade Baiana de Reumatologia (SOBARE) estão apoiando o evento, que pretende compartilhar informações importantes sobre o Lúpus e outras doenças com o intuito de promover melhoria na qualidade de vida dos pacientes reumatológicos do Estado da Bahia.

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.