Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Pedro Tourinho

Setor cultural terá novos editais em até 30 dias, diz secretário

Titular da pasta de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, afirmou que outros projetos devem ser estruturados em breve

Vivaldo Marques • 30/03/2023 às 15:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Setor cultural terá novos editais em até 30 dias, diz secretário
Vivaldo Marques / Bahia FM

Os trabalhadores da área cultural na capital baiana devem ficar atentos, pois a Secretaria Municipal de Cultura planeja lançar editais específicos para este setor. Segundo o titular da pasta, Pedro Tourinho, os certames que deverão ser desenvolvidos ao longo do ano serão anunciados nos próximos 30 dias.

“Tem um volume grande de recursos da Lei Aldir Blanc que vai chegar para a cidade. Além disso, a prefeitura hoje já tem mais de R$ 15 milhões por ano para editais de cultura e a Fundação Gregório de Matos, sendo que ainda pode ocorrer um adendo desse valor. Então a gente está bem otimista com o cenário de fomento nos próximos anos", pontuou, em entrevista ao iBahia.

Leia mais:

O secretário ressaltou que Salvador é rica em uma cultura que vem de uma junção de povos. Para ele, é uma "grande missão" e um "privilégio" poder incentivar cada uma dessas vertentes. “A gente tem uma cultura que é riquíssima e que faz parte da fundação dessa cidade, que envolve toda a cultura diaspórica, todas as suas manifestações e o que ela se tornou com a junção da cultura e da língua portuguesa com a cultura indígena, dos povos originários. Estamos fazendo, inclusive, um processo grande de resgate, até acadêmico, para a gente ter mais elementos para poder trabalhar isso” , contou.

Centro Histórico

O secretário afirmou que a pasta trabalha em planos estruturantes de políticas públicas na região do Centro Histórico, com foco no Projeto Salvador Capital Afro. A ideia, segundo Tourinho, é ampliar a iniciativa para a além do turismo. “A gente vai vir com um projeto audiovisual muito completo nas próximas semanas e muita coisa nova, aproveitando, também, todo o legado que a cidade já tem, além de uma dinamização dos equipamentos públicos de cultura, uma integração maior com o Espaço Boca de Brasa", projetou.

Outro projeto da prefeitura para o Centro Histórico, já em andamento, é uma reforma estruturante no Mercado Modelo e na Praça Cayru, no Comércio. O secretário observa que a iniciativa contribui para fortalecer a história do ponto turístico e de cada elemento do local: “A gente ainda não tem uma data certa para a conclusão, mas estamos muito felizes com o resultado da reforma, porque além de ser um equipamento para a cidade turística, também é um equipamento para aqueles comerciantes que estão lá há muitos anos e tem uma história muito grande ali".

Ainda de acordo com Tourinho, a pasta está em diálogo com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) para começar as obras nas ruínas do Teatro São João, encontradas na Praça Castro Alves em 2019. A ideia, segundo o secretário, é buscar caminhos para que o projeto seja executado de forma positiva para a cidade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador