Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Mês da Mulher

Shopping Piedade lança 2ª edição do documentário sobre mulheres

"Uma Cidade, Grandes Mulheres" traz a trajetória e o propósito de vida de sete grandes mulheres da história de Salvador

Redação iBahia • 11/03/2023 às 14:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Shopping Piedade lança 2ª edição do documentário sobre mulheres
Divulgação

Em homenagem ao Mês da Mulher, o Shopping Piedade lança a 2ª edição do documentário "Uma Cidade, Grandes Mulheres”, neste sábado (11). O evento, que acontece no piso L3 - em uma loja em frente à entrada principal, e traz a trajetória e o propósito de vida de sete grandes mulheres da história de Salvador.

A obra será transmitida em um telão, às 16h e o público poderá ainda participar de uma exposição com fotos das homenageadas, que permanecerá no centro de compras até dia 31 de março.

O dia será concluído com um bate-papo entre os visitantes e personagens - mulheres que trazem mudanças para a cidade, através do cuidado, cultura, empreendedorismo, tradição, conhecimento e vivência. São elas: Maria Hermelina, Cristiele França, Carla Akotirene, Barbara Carine, Brisa Dorea, Karine dos Santos e Livia Vaz.

O Documentário

São Salvador da Bahia é uma cidade histórica, berço de guerras e batalhas, representada pela persistência, resistência e inovação, sendo a origem de uma cultura ímpar. "Uma Cidade, Grandes Mulheres" poderia falar da história de apenas uma mulher ou de dezenas de centenas delas que carregam grandes vozes dessa geração e habitam esta capital cheias de encantos e axé. Salvador é forjada por muitas Joanas, Quitérias e Filipas, todas de fibra, perseverança, afeto, luta, de resistir para existir. Desde a fundação da cidade, a participação feminina sempre foi ativa, principalmente com mulheres do povo. E no desenrolar da obra, essas histórias se cruzaram.

Para conhecer essas histórias ímpares que vão ressignificar as concepções sobre o que é ser mulher e ser mulher em Salvador, é só acessar o site umacidadegrandesmulheres.com.br.

Veja também:

Perfil das Mulheres

Maria Hermelina: Mãe, avó, filha de Itapuã. Uma mulher simples igual a tantas, que mesmo com tamanha simplicidade conquista a todos que cruzam seu caminho, dona de um sorriso acolhedor e cativante. “Dona Mariinha”, uma ganhadeira, uma ganhadora, uma mulher. Resistência viva, que continua a fazer história. A ganhadeira de Itapuã.

Cristiele França: Mãe, filha, Ekedji do Ilê Axé Oyá Mesi, jornalista, radialista. Uma voz que ressoa, que comunica, que explica, que quebra paradigmas. Uma mulher que desde cedo soube quem era e quem queria ser. O candomblé a escolheu e ela escolheu de volta, com todo amor, com toda certeza. Democratizando o conhecimento e desmistificando preconceitos enraizados na sociedade, ultrapassando as barreiras espaciais, fala para todos pedindo respeito ao candomblé.

Carla Akotirene: Filha de Dona Célia, escritora, assistente social de formação, mestra e doutora em Estudos Feministas pela UFBA, concentrando estudos sobre encarceramento de mulheres negras. Idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitação de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. Mulher Preta com “P” maiúsculo de Potência, Poder e Pluralidade. Sua história é marcada por superação e quebra de todos os estereótipos da mulher. Já foi cordeira e segurança do bloco do Ilê Aiyê. Para alguns tinha tudo para dar para ruim e deu! Deu ruim para o sistema machista e patriarcal que a sociedade prega, servindo de voz e referência para toda e qualquer mulher dessa cidade.

Bárbara Carine: Mãe, professora, doutora, escritora, empresária, mulher preta e uma intelectual diferentona. Nascida e criada na Fazenda Grande do Retiro, quando pequena sonhava em ser dançarina de pagode. Aprendeu por si só que as mulheres são potências desconhecidas, que podem quebrar barreiras muitas vezes impostas, que são inspiração e representam tantas outras, levando consigo toda a potência da mulher preta favelada.

Brisa Dórea: Mãe, mulher preta não retinta, potência e leveza dentro de si. Coordenadora do Casarão da Diversidade de Acolhimento e Sociabilidade. Desde criança morou em diversos bairros de Salvador e soube se adaptar por onde passou. A soma de cada lugar vivido é o reflexo de quem se tornou hoje. Uma mulher de exatas mais humana que se vê, que transborda carinho, cuidado, muito saber e como a brisa transforma sem nem perceber. Representa conhecimento e sociabilidade.

Karine Oliveira: Empreendedora, educadora e preta candomblecista, também conhecida como Karine Wakanda. Mulher 2.0, dona de si, símbolo de força entre tantas outras. Vê nos outros deuses e deusas que remetem a si e toda sua ancestralidade. Simplifica e acessibiliza informações para criar e transformar pessoas. Simplicidade e facilidade marcam sua trajetória.

Livia Sant’anna Vaz: Mãe, jurista, escritora, mestra em Direito Público pela UFBA e doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa. Nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, promotora de justiça, mas antes de tudo isso, mulher negra que luta por igualdade e oportunidades para pessoas negras. A representação genuína da mulher brasileira, forte, inteligente, aguerrida e justa. Uma potência ancestral, uma voz mundial.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador