Soldado da PM salva menina de 1 ano com massagem cardíaca


Um policial do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM) ajudou a salvar a vida de uma criança de 1 ano nesta terça-feira (29). De serviço na Base Móvel da PM na Praça dos Veteranos, no Gravatá, o soldado Carlos Silva recebeu o pedido para ajudar a pequena Maiana Vitória.

Segundo nota da PM, o soldado percebeu que a menina estava em parada cardiorrespiratória e a reanimou, levando-a depois para o 5º Centro de Saúde, nos Barris, onde a criança foi atendida e liberada.

O soldado, além de ter a formação em primeiros socorros da polícia, é também estudante de enfermagem. A mãe da criança, Jaqueline Souza, chegou com a menina no colo pedindo ajuda. O PM notou que Maiane não tinha os sinais vitais e começou a reanimação enquanto a viatura não chegava.

Percebendo que o caso era grave, ele parou um táxi para levar criança e mãe para uma unidade médica. Durante o trajeto, ele continuou com as manobras e a menina voltou a respirar. Para a médica Hulda Marques, do 5ª Centro, esse apoio foi essencial. “A prestação de socorro realizada pelo policial militar foi o fator determinante para a manutenção da vida de Maiane Vitória. Com a massagem cardiorrespiratória ele evitou a broncoaspiração”, disse.

A mãe agradeceu o empenho do soldado. “Minha filha não morreu porque o policial foi rápido e evitou o pior”, disse Jaqueline.

Matéria original Correio 24h:
Soldado da PM salva menina de 1 ano com massagem cardíaca