icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Sujeira na praia do Farol da Barra causa indignação dos internautas

O problema deverá ser resolvido até o começo da tarde de quarta-feira, segundo a Sucop

foto autor

10/01/2012 às 18:49 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:49 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
As imagens impactantes do mar de sujeira que cobriu o Farol da Barra na última segunda-feira (9) causou indignação nos internautas baianos. Por todas as redes sociais e também fora do mundo virtual, os soteropolitanos mostraram o descontentamento e a indignação com o estado de conservação de um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade. A poça negra, com aproximadamente 100 metros de comprimento por 10 de largura e que exalava um forte olor, contrastava com o tradicional mar azul do local. Pelo Twitter, a apresentadora de TV e jornalista, Astrid Fontenelli, que costuma frequentar capital baiana, não poupou críticas e aconselhou a gestão municipal. "O que aconteceu com a Barra?? Nojo!! Eu se fosse o prefeito de Salvador arregaçaria as mangas e iria pras ruas limpar a cidade. Tá nojenta! Plano emergencial já!!", disparou. Além dela, diversos outros tweets lamentavam a situação no cartão postal da cidade.
Pelo Twiiter, internautas criticam a situação na praia do Farol
No Facebook, desde que as informações começaram a circular no começo desta terça-feira, mais de 600 internautas compartilharam a matéria, veiculada no jornal Correio*, no site do Correio 24h e no Portal iBahia. Blogs, páginas da própria rede social e centenas de post comentavam as imagens da degradação.
Pelo Facebook, os internautas compartilharam a notícia sobre o mar de lixo
Prefeitura responde às críticas Depois que os comentários negativos sobre o descaso das praias da capital ganharam força, a Prefeitura Municipal informou que, nesta quarta-feira (11), realizará uma campanha educativa entre as praias do Porto e do Farol. Na ocasião, 30 agentes da Limpurb deverão conscientizar banhistas e ambulantes sobre a preservação ambiental e a necessidade de utilização dos equipamentos destinados ao recolhimento do lixo. A campanha deverá prosseguir por todo o verão. Além do Farol, a operação também ocorrerá na Lagoa do Abaeté, Dique do Tororó, Centro Histórico, Avenida Contorno, Península de Itapagipe e também em pontos da Baía de Todos os Santos. A poça de sujeira será removidaAssim que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que não existe nenhum ponto de lançamento de esgoto nas praias da Barra e que a responsabilidade por essa rede de escoamento é da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), o órgão municipal enviou técnicos ao local para averiguar a situação. "Não se trata de água de esgoto e, por isso, na avaliação preliminar que fizemos, não é contaminante. A água é de origem pluvial e a cor escura vem do asfalto e dos dejetos deixados na areia. É que, com a maré e o deslocamento de areia, a água da chuva não seguiu seu fluxo normal e ficou retida na área", explicou o gerente de operação da Sucop, Valdir Guerreiro. Segundo ele, um equipamento de drenagem será instalado na manhã de quarta-feira. "O trabalho deve durar toda a manhã. A recomendação é que as pessoas não utilizem o espaço até ser feita a operação. Além disso, a desobstrução é uma parte, mas é preciso que os banhistas e ambulantes não deixem o lixo acumulado na areia", afirmou.
Banhistas devem evitar o local até o problema ser resolvido, alerta SUCOP

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador