A 2ª edição do Festival Tô Ligado na Energia acontece entre os meses de março e outubro deste ano, com o objetivo de eEstimular o consumo consciente, a mudança de hábitos, o aprendizado e potencializar a qualificação de estudantes baianos. No ano passado, o projeto, que teve o apoio da Coelba, iBahia, Rádio Bahia FM e da Secretaria de Educação da Bahia, contou com cerca de mil alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio, de quatro escolas estaduais, que produziram fotos, vídeo, livro e uma revista.
Neste ano, o Colégio Estadual Helena Celestino, localizado no bairro do IAPI, será o primeiro a receber o projeto, que também visa valorizar e fomentar a cultura e arte e proporcionar a interação de pais, alunos e professores, além da participação das respectivas comunidades.
Leia também:
Outras sete instituições de ensino, sendo cinco estaduais e duas municipais, também participarão. Todos os colégios vivenciarão as mesmas atividades, oficinas e laboratórios, apesar de construírem experiências únicas, do ponto de vista artístico e pedagógico. Há ainda uma programação matricial, com adaptações específicas para cada unidade de ensino.
“O nosso intuito é multiplicar as conquistas obtidas em 2016, alcançando um maior número de estudantes e mais engajamento por parte desse público. Além disso, já possuímos experiência para reconhecer e superar os desafios, principalmente relacionados à compreensão dos alunos acerca da multiplicidade do projeto”, afirma Luís Moreira, gerente executivo do segmento Rádios da Rede Bahia.
As instituições contarão com monitores, professores e facilitadores, garantindo a aplicação das atividades pedagógicas orientadas pela Coelba, assim como cumprimento das metas de aprendizado, através de ferramentas artísticas, jogos recreativos e tarefas de conhecimento específico, cujos temas principais são: eficiência energética, uso seguro da energia elétrica e meio ambiente.
Ao final do processo, cada instituição terá seu Dia Show, em que será exibido tudo o que foi produzido pelos alunos ao longo de todo o período de realização do Festival.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!