CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

"Todo dia é um milagre na minha vida", revela devoto

Este ano, a Lavagem terá entre as novidades a 1ª edição do "Parada Obrigatória do Bonfim", que vai receber público e fiéis

foto autor

Redação iBahia

12/01/2017 às 8:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 19:54 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A tradição de mais dois séculos de fé e devoção se renova a cada festa do Senhor do Bonfim. Com o tema, "Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe", escolhido devido ao Ano Jubilar Mariano celebrado pela Igreja Católica no Brasil, a celebração deste ano reúne histórias de gratidão e dedicação com mais de 20 anos,como a do empresário de benefícios, Joseval Moreira.

Foto: Eli Cruz


Devoto do Senhor do Bonfim desde a infância, por conta da influência da avó, Moreira afirma que a sua relação com a fé é antiga e diária, mesmo longe da capital baiana. "A minha devoção pelo Senhor do Bonfim é hereditária. Ela nasceu comigo. A minha avó, que era devota do Senhor do Bonfim, me disse: " vá lá na Colina que tudo que você pedir, acontecerá.E foi assim como se fosse uma profecia. Eu visitava a Igreja até nas minhas provas mais difíceis muitas coisas milagrosas aconteceram na minha vida a partir dessa devoção. Então, desde a minha infância eu tenho devoção a Senhor do Bonfim, trabalhei pelo meu primeiro emprego. Eu me afastei de Salvador durante 27 anos , quando morei em São Paulo. Constitui carreira, família e sempre que vinha à Bahia, eu sempre vinha nesta. Especialmente nesta época, para o dia da procissão", revela.

Atualmente, o empresário é voluntário do programa Bom Samaritano e frequenta a Basílica do Senhor do Bonfim, semanalmente. "O trabalho do padre Edson Menezes, de quem eu sou fã, é um trabalho lindo com o programa Bom Samaritano, que tirou das escadarias os pedintes, que acolheu essas pessoas, entendeu as necessidades delas e eu sou voluntário, incentivador desse trabalho", diz.

Quando questionado sobre sua devoção, Moreira se emociona e fala em milagres. "Para mim esta devoção só me traz prazer, honradez. "Se você me perguntar, houve milagres na sua vida? Eu diria que todo dia é um milagre na minha vida, dos pequenos ao grandiosos milagres. Eu tenho uma confiança muito grande, uma fé muito grande e todo dia o Senhor do Bonfim está presente na minha vida. No domingo, no dia 15, eu faço questão de carregar o andor. Eu digo a minha família que para mim é um prazer carregar nas costas Aquele que me carrega a vida inteira. Esse é o meu maior ritual neste período. A procissão é o maior ritual que se tornou já uma tradição", conclui.

Para o policial militar da reserva aposentado Alfeu Jorge Pereira, a devoção ao Senhor do Bonfim foi transformador na sua vida. Em 2008, Pereira revela que se afastou da família e abusava do álcool. "Ao comprar um carro novo, na saída da concessionária, fui direto para um bar e ao chegar lá, um companheiro meu de farra me alertou que eu tinha acabado de comprar um carro e não tinha levado ao Bonfim para benzer. Aquilo foi o suficiente para me tocar e eu era acostumado quando chegava nesse bar, o dono já colocava uma caixa de cerveja embaixo da mesa e eu só saia de lá, depois de beber tudo. Nesse dia, eu só bebi duas cervejas, voltei para casa e fiquei com aquilo martelando na minha cabeça. Voltei à Igreja outras vezes e o vice-reitor da Basílica, o padre Antônio Xavier, me levou para confessar. E dali, daquele momento, saiu um novo homem. Há mais de oito anos, eu sirvo na Igreja como voluntário", diz.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Foto: Eli Cruz



Novidades e Programação
Este ano, a festa terá novidades: o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, dará uma Bênção Apostólica pela primeira vez após a Missa Solene, com Indulgência Plenária, no dia 15 de janeiro. Na procissão dos três pedidos, também realizada no domingo (15), a partir das 16h, haverá a participação de várias imagens do Bom Jesus. A partir de sexta-feira (13) e até a segunda-feira (16), a Basílica Santuário vai receber a visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul.

Na quinta-feira (12), como parte da programação será celebrada a Lavagem do Adro da Basílica, "Lavagem de Corpo e Alma", vai ter a primeira edição do evento "Parada Obrigatória do Bonfim", que deverá atender a todos os fiéis que se deslocarem do Comércio até a Colina Sagrada, oferecendo um ambiente acolhedor, praça de alimentação com Food Trucks (da Bahia Food Park), serviço de bebidas, segurança, limpeza, boa música, sanitários, feira de artesanato e uma feijoada da Chefa Leka.

O evento é aberto ao público, das 8h30 até às 18h. O espaço também estará disponível para o acesso de todos os fiéis que adquirirem as camisas da caminhada. Toda renda obtida com o evento será revertida para a manutenção da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

12 de janeiro (quinta-feira)

Tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

8h – Saída da 4ª Caminhada da Conceição da Praia – Comércio (Lavagem de Corpo e Alma).

Lema: Ele está no meio de nós.

9h – Show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.

12h – Acolhida às baianas pelos membros da Irmandade – Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

15 de janeiro (domingo)

Não haverá celebração de batizados

5h – Alvorada.

Missas: 5h, 6h, 7h30.

10h – Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.

No fim da missa, o Arcebispo Metropolitano dará pela primeira vez a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.

16h – Grande procissão dos três pedidos com a participação de várias imagens do Bom Jesus, demonstrando algumas devoções do povo baiano. Local de saída: Igreja dos Mares.

Na chegada à Colina serão três voltas em torno da Basílica Santuário, fazendo os três pedidos. Encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador