Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Mudança

Trânsito na Avenida 29 de março é modificado para evitar acidentes

Mudanças serão implementadas gradualmente nos retornos da via

Redação iBahia • 24/05/2023 às 18:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Trânsito na Avenida 29 de março é modificado para evitar acidentes
Foto: Lucas Moura/Secom

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) anunciou que iniciou modificações nos retornos da via da Avenida 29 de Março, na capital baiana. Segundo o órgão, a medida foi tomada para evitar acidentes na região, que registrou nos três primeiros meses deste ano 14 casos com 19 feridos.

A Transalvador informou que a Avenida possui retornos feitos por vias marginais, que geram colisões com veículos que trafegam pela via principal. Por causa disso, as marginais serão bloqueadas para que os condutores não precisem sair da via principal para efetuar a conversão de sentido.

Leia mais:

Com a mudança, os motoristas e motociclistas, quando estiverem próximos ao retorno, deverão mudar para a faixa da esquerda, na via principal. No local eles poderão fazer a conversão de sentido com segurança. Ou seja, a faixa da esquerda em cada sentido da avenida passará a ser destinada, predominantemente, para apoio aos retornos.

A Transalvador acredita que isso vai evitar colisões de veículos em sentidos opostos ou laterais.

Ainda segundo o órgão, as modificações serão feitas de forma gradativa. O novo redesenho viário já foi adotado na área de conversão de fluxo que fica na altura do bairro Nova Brasília. Já as obras para modificação de retorno próximo ao Condomínio Alphaville foram iniciadas. Ambas ficam no sentido Paralela.


				
					Trânsito na Avenida 29 de março é modificado para evitar acidentes
Foto: Lucas Moura/Secom

A previsão é de que a nova proposta seja implementadas em todos os retornos da via. À medida que as alterações forem sendo aplicadas, o tráfego de veículos pelas respectivas vais marginais serão bloqueados, já que não serão mais utilizadas.

“Essas alterações são feitas a partir da análise do trânsito na via. Percebemos que, com o tempo, o comportamento viário apresentado na Avenida 29 de Março exigia mudanças. Portanto, o que estamos fazendo com essa ação é atender às novas demandas do trânsito no local, melhorando o ordenamento do fluxo de veículos e reforçando a segurança viária”, explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins.

Além disso, uma nova sinalização também já foi projetada, com a implantação de faixas zebradas e tachões para ordenar o fluxo de veículos. Placar de velocidade e de advertência foram instaladas próximo aos retornos para orientar a novidade.

Os semáforos permanecerão funcionando para que os pedestres e ciclistas possam atravessar com segurança.

Tráfego

Por dia passam em média cerca de 9,2 mil veículos na Avenida 29 de Março, no sentido Via Regional, e aproximadamente 10 mil, com destino à Avenida Paralela. Desde que a Transalvador readequou a velocidade máxima permitida na via, em janeiro de 2021, houve uma queda de 63% na quantidade de vítimas de acidentes na via, se comparados os dados dos 12 meses anteriores à mudança e o mesmo período posterior à alteração, passando de 54 para 20 vítimas, entre feridos e mortos.

Em 2022, a Transalvador voltou a registrar uma alta de ocorrências no trânsito da via. Foram notificados 29 acidentes na via, que deixaram 37 pessoas feridas e três mortas. “Todas nossas ações têm o objetivo principal de preservar vidas no trânsito.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador