O interesse dos treineiros em realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu nos últimos anos. Em 2009, os estudantes que estavam entre o 1º e 2º ano do ensino médio somaram 5,66% do total de inscritos com 16 anos ou menos, representando 254 mil estudantes. Quatro anos depois, em 2013, eles somaram 759 mil inscrições, elevando o percentual a 10,59% em relação ao total. Em 2014, 1.446.032 pessoas farão o exame na modalidade. Eles correspondem a 16,5% dos mais de 8,7 milhões de inscritos, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Os estudantes Murilo Cunha e Alana Kellen, 16 e 17 anos, respectivamente, estão no 2º ano do ensino médio e estão se preparando desde o começo de 2014 para realizarem a prova como treineiros do Enem. Os dois tentam uma vaga para medicina nas Universidade Federal da Bahia (UFBA) ou na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahiana. "Estou fazendo a prova para me adaptar aos métodos aplicados do Enem. Tenho tido bastante apoio do colégio (Nossa Senhora da Conceição) com simulados e incentivos dos professores. E resolvi tentar esse ano para ter experiência e fazer valendo no próximo ano", contou Murilo. A rotina de estudos também é intensificada. Alana disse que prioriza nesses últimos dias as matérias mais complicadas. "Iniciei a rotina de estudos com livros e aulas em vídeo e agora passei a focar nas matérias que mais sinto dificuldade ", contou.
Irmã Jô, diretora do colégio que conta com mais de 230 alunos no ensino médio, contou que a instituição tem se dedicado para estimular os alunos desde o ensino fundamental. "Realizamos simulados para os alunos do 9º, 1º e 2°, e claro, com um maior foco para os alunos do 3° ano. Instigamos o perfil argumentativo do aluno e orientamos aos professores para que os incentivem a realizarem o processo e graças à Deus eles têm tido uma excelente aprovação em diversas faculdades", ressaltou a diretora que disse ter implantado esse método desde 2001 para os alunos do 1º e 2º ano e desde 2010 para a 8ª série com bons resultados.
O estudante do 3ª ano, Mateus Coelho, da Escola Medalha Milagrosa, que fica no Rio Vermelho, fará o exame valendo após duas tentativas como treineiro, e afirma está preparado para realizar a prova. "As tentativas mudaram minha tranquilidade e adaptei-me melhor ao estilo de prova e o tempo permitido. Eu fiz o Enem de forma que me deixasse mais confiante e acostumado com o estilo de prova para o desse ano. Tenho a expectativa de conseguir uma vaga na universidade pública, de preferência na UFBA", contou o estudante que pretenda ingressar no curso de Nutrição.E quem pensa que o Enem é feito apenas por estudantes ou treineiros, que ainda não chegaram no ensino médio, estão enganados. A prova disso é o fotógrafo André Luis Soares, de 32 anos que afirmou ter se inscrito no exame para testar seus conhecimentos e não ficar para trás. Longe da salas de aula há 8 anos, ele também contou que se sente "atrasado" por conta da sua passagem no exterior e por não ter acompanhado as notícias do país de origem."Não tem nenhuma matéria específica a qual eu me dedique mais. Na verdade, vou relembrar o que eu estudei na época do colégio e recordar as atualizações que eu venho fazendo desde que terminei o ensino médio. Mas sinto que terei um pouco de dificuldade por conta do tempo que passei fora", contou. O Enem está marcado para os dias 8 e 9 de novembro. O exame tem 8,7 milhões de inscritos e será feito em 1,7 mil cidades. Mas é bom os baianos ficarem atentos. Por conta do horário de verão, as provas serão realizados um hora antes em relação ao horário de Brasília. No sábado (8), serão realizada as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, começando às 12h e indo até às 16h30, no horário local. E no domingo (9), as provas de Linguagens e códigos, Matemática e Redação, das 12h às 17h30, também no horário da Bahia. No total, 2.258 instituições de ensino em 162 municípios baianos realizarão o Enem. Só na Bahia, 665 mil pessoas se inscreveram. O número corresponde a 7,63% do total do Brasil. Ficando na terceira posição com maior número de inscrito, perdendo apenas para São Paulo e Minas.
Os estudantes Murilo e Alana estão no 2º ano do ensino médio e farão Enem para testar os conhecimentos |
O estudante Mateus com os alunos em um 'Aulão do Enem' |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade