A prefeitura de Salvador vai iniciar a aplicação da vacina bivalente em pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades na segunda-feira (10). A estratégia completa será divulgada ainda no domingo (9).
Para receber a dose bivalente é necessário morar em Salvador e ter tomado, pelo menos, 2 doses monovalentes com um intervalo de 4 meses, ou seja, até o dia 10 de dezembro de 2022. A comprovação da comorbidade será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada (o indivíduo deve apenas verbalizar qual patologia apresenta).
Leia também:
Entre os habilitados no novo grupo prioritário estão: pneumopatias crônicas graves; diabetes mellitus; hipertensão arterial resistente, estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, além do estágio 3; insuficiência cardíaca; cor-pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias.
Também estão no grupo prioritário quem tem doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; síndrome de Down e outras síndromes genéticas e doença hepática crônica.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!