A campanha de vacinação contra a febre amarela, que acontece desde quinta-feira (30), continua neste domingo (2) em onze postos da cidade, distribuídos pela região do Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho e Brotas, locais onde foram confirmados os três primeiros casos da doença em macacos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades funcionarão das 8h às 17h.
“Deflagramos essa mobilização no final de semana para assegurar o acesso dos soteropolitanos à imunização, já que muitas pessoas enfrentam dificuldade durante a semana de se deslocar até um posto devido a outras tantas atividades diárias. Mas reiteramos que esta é uma estratégia de prevenção, já que não há registro de febre amarela em humanos em Salvador”, pontuou a diretora de vigilância à saúde do município, Geruza Morais.
Para se vacinar, basta comparecer a um dos postos que participam da ação com um documento de identificação com foto, a carteira do SUS e a caderneta de vacinação em mãos. Itana alerta para a importância de levar a caderneta, mas afirma que a aplicação da vacina não será impedida caso a pessoa não possua ou tenha perdido o documento.
Confira a lista de postos onde a vacina está disponível:
- Multicentro Amaralina –Avenida Visconde de Itaboray, nº 1193, Amaralina.
- Unidade de Saúde da Família Clementino Fraga – Avenida Centenário, s/n, Centenário.
- Multicentro Carlos Gomes –Rua Carlos Gomes, 63/66, Centro
- Unidade de Saúde da Família Candeal Pequeno - Rua 8 de Agosto, s/n - Candeal Pequeno
- Unidade de Saúde da Família Santa Luzia - Rua Almirante Alves Câmara, 112 - Engenho Velho de Brotas
- Unidade de Saúde da Família Manoel Vitorino - Avenida Dom João VI, 450 - Brotas
- Centro de Saúde Cosme de Farias - Rua Direta de Cosme de Farias, s/n
- Unidade de Saúde da Família Estrada da Cocisa – Rua Monte Claros, s/n, Paripe (final de linha da Cocisa)
- Unidade de Saúde da Família Ilha Amarela- Rua Nova Esperança, Ilha Amarela.
- Unidade de Saúde Sérgio Aroucha - Rua Carioca, s/n - Paripe
- Colégio Militar do Exército - Rua das Hortências, Pituba (Próximo a Fundação Baiana de Cardiologia)
Dia de Vacinação
Postos cheios e filas que davam voltas. Foi assim que o sábado começou em vários dos 15 locais da cidade que prestaram o serviço de vacinação em massa contra a febre amarela. Ao todo, 400 mil doses extras de vacina contra a doença foram enviadas pelas Secretarias Estadual e Municipal da Saúde (Sesab e SMS, respectivamente) para a realização da campanha preventiva na cidade. Na Associação Comunitária Vila Laura, a fila de espera para a imunização era tripla e de mais de 300 metros de comprimento. No Parque Social, posto de intensificação localizado no Parque da Cidade, mais de 600 pessoas aguardavam para se vacinar já às 9h da manhã. Lá, 1,3 mil doses da vacina foram recebidas, segundo informou a enfermeira e coordenadora da ação no Parque, Itana Pimenta. Com uma hora e meia de imunização, 100 pessoas foram vacinadas. Às 14h, o público era ainda maior: a fila chegava próximo a entrada do anfiteatro do Parque.
Apesar de a imunização estar marcada para iniciar às 8h, boa parte da população saiu de casa com, pelo menos, três horas de antecedência. Ninguém caiu da cama. É que o medo de ficar doente tem sido o despertador da população. Às 5h da manhã, a dona de casa Maria José Souza Gomes, de 58 anos, já estava na espera para ser atendida no Itaigara. “Eu moro na Santa Cruz, aí resolvi vir logo para me prevenir. Todo mundo está com medo dessa doença”, disse ela. O atendimento no local, no entanto, só começou por volta das 9h.
No mesmo posto, a comerciária Nívia Lima, 35 anos, aguardava o atendimento desde 5h10, junto com o filho e o marido, que saíram da Boca do Rio para se imunizarem o quanto antes. “Não lembro quando ou se já fui vacinada, porque perdi minha caderneta. Mas, na dúvida, vim ser vacinada logo”.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade