Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > são joão 2024
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Fala Bahia - São João 2024

Recôncavo baiano lidera com principais destinos juninos em 2024

São Francisco do Conde e Santo Antônio de Jesus são as duas mais visitadas por quem passa pela rodoviária de Salvador; confira

Ilana Pêpe • 21/06/2024 às 21:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quem ficou em Salvador, pôde perceber que a cidade está com um fluxo de pessoas nas ruas, bem reduzido. Claro, é São João e, de acordo com a Agerba, ao menos 153 mil passageiros deixaram a capital baiana, em direção ao interior do estado. O pico de movimentação de saída da cidade acontece nesta sexta-feira (21).


				
					Recôncavo baiano lidera com principais destinos juninos em 2024
Foto: Reprodução/TV Bahia

Ainda de acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, os destinos mais procurados neste São João, com saída de Salvador a partir do sábado (22), são:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

São Francisco do Conde, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, São Felix, Muritiba, Castro Alves, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Cruz das Almas, São Felipe, Irecê, Itaberaba, Piritiba, Itabuna, Ilhéus, Ibicuí, Porto Seguro, Litoral Norte, Chapada Diamantina, Alagoinhas, Serrinha.

Notou que o Recôncavo baiano lidera com os cinco primeiros destinos mais visitados no período junino? Franciscanos, santo-antonienses, amargosenses, cachoeiranos e felistas neste ano, têm a missão de recepcionar todos esses turistas.


				
					Recôncavo baiano lidera com principais destinos juninos em 2024
Festival de quadrilhas do recôncavo premiará prêmio de R$7 ao ganhador. Helena Pamponet Vilaboim

Em Conde, por exemplo, são cinco dias de festa e mais de 50 atrações, começando neste sábado (22), no Largo Maria do Benzê. De acordo com o historiador Ricardo Carvalho, "a celebração de São João em São Francisco do Conde tem raízes na sua história, ancestrais, digamos assim, porque desde os tempos coloniais a festa já era comemorada na região, trazida pelos Jesuítas, mas que acabou incorporando outras tradições europeias e também algumas tradições africanas."


				
					Recôncavo baiano lidera com principais destinos juninos em 2024
Foto: Divulgação / Prefeitura São Francisco do Conde

"A festa, como eu disse, é originalmente religiosa, mas ao longo do tempo incorporou tantos elementos folclóricos que se transformou num evento multicultural popular naquela região", completou Ricardo.

Já Santo Antônio de Jesus, cidade que fica há 190km de Salvador, está em festa desde o dia 20 de junho e a programação segue até a próxima segunda-feira (24). Nomes como Léo Santana, Wesley Safadão, e outros gigantes da música, fazem a festa das mais de 100 mil pessoas que devem curtir o arrasta pé lá. A festa conta com postos da Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros, bem como brigadistas espalhados pela cidade.


				
					Recôncavo baiano lidera com principais destinos juninos em 2024
Santo Antônio de Jesus terá temperaturas mais baixas durante o São João. Foto: Divulgação

A empreendedora Letícia Melo se empolgou ao dizer o que ela mais gosta no período, "pra mim, a melhor parte é que vem gente de tudo que é lugar. A gente conhece muita gente diferente, cria novos laços, clientes de fora que vêm, né? Eles conhecem nosso trabalho e forma querendo ou não, uma união, né? E a gente conhece várias pessoas de outras famílias, essa é a melhor parte."

E Amargosa, hein? A cidade do Vale do Jiquiriçá, conta este ano com mais de 35 atrações em 130 horas de forró, tudo isso na Praça do Bosque que está toda enfeitada com trechos das músicas de Gonzagão. A folia junina por lá começou no dia 19 e vai até o dia 24. Por lá a cultura do forró nesta época é tão forte, que o povo se organiza pra aprender e ensinar o dois pra lá dois pra cá, aos que ainda não têm a prática.


				
					Recôncavo baiano lidera com principais destinos juninos em 2024
Festa de São João em Amargosa. Foto: Divulgação

"Já temos algumas pessoas que amam dançar, que já praticam algum tipo de dança ou até mesmo o forró, que já estão nos procurando e já estamos marcando para fazer aquela integração e essa troca de experiências durante os seis dias de festa", disse a Amargosense, Rosângela Nogueira.

Mais pra lá um pouquinho do nosso recôncavo baiano, temos a capital do licor e eu aposto que você já sabe de qual cidade vamos falar - sim, é ela: Cachoeira. Por lá são mais de 100 mil litros da bebida são produzidos entre os meses de abril e junho.

Vanessa Tais, produtora cultural que trabalha na distribuidora e fábrica de licor Arraiá do Quiabo, nos conta que o pessoal gosta dos sabores mais clássicos como jenipapo e maracujá, mas, que também gostam de testar os novos sabores, principalmente os cremosos, mais conhecidos como licor gourmet.


				
					Recôncavo baiano lidera com principais destinos juninos em 2024
Foto: Reprodução/TV Bahia

E, há uma ponte de Cachoeira, está a nossa querida e charmosa São Félix, com pouco mais de 14 mil habitantes, valoriza artistas locais e as tradições das brincadeiras juninas.

"Teremos muito forró, mas também uma pitada da nossa raiz, que é o samba de roda, além das apresentações de quadrilha e trança-fita", disse a produtora cultural, Lucineide Souza. O famoso São João da Praça, começa neste sábado (22) e segue até a segunda-feira (24). A praça José Ramos é o cenário dos três dias de festa com mais de dez artistas entre cantores e quadrilhas juninas.

Quem estiver na companhia dos bons São Felistas, podem ainda aproveitar as belezas arquitetônicas da cidade, como convida Lucineide:

"Esse período é muito bom para visitar alguns pontos turísticos e culturais da nossa cidade, como quilombos, terreiros, igrejas, a gruta de Santa Bárbara e desfrutar também da nossa orla, ao lado do Rio Paraguaçu, passeios de barcos, dentre outras coisas que a nossa cidade oferece."

É, o caminho da Roça neste ano está sortido de paisagens para todo gosto. Tem cenário histórico, tem arquitetura barroca, tem grutas e rios, e claro, o bom arrasta pé e cheiro de fogueira no ar pra embalar os passeios dos forrozeiros. Prepara o armazenamento do celular porque você vai precisar registrar cada momento nessas terras baianas.

Confira o primeiro episódio da série:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SÃO JOÃO 2024 :

Ver mais em São João 2024