São João na BA

Arraiá Joia do Recôncavo: resgate sociocultural e a construção coletiva

Município de São Francisco do Conde, já atraiu, por dia, aproximadamente 30 mil pessoas, entre moradores e visitantes

Especial Publicitário
28/06/2022 às 16h11

4 min de leitura
Foto: Divulgação

Palco de uma grande festa, o município de São Francisco do Conde já atraiu, por dia, aproximadamente 30  mil pessoas, entre moradores e visitantes. Milhares de pessoas curtiram shows no palco principal, no caramanchão, na Vila Cultural – montada no Mercado Cultural, Orla Marítima da cidade. Além da programação no Centro da cidade, também acontece, no bairro de Campinas, o tradicional Arraiá do Vem Cá, que este ano completa sua trigésima quinta edição.

Pela primeira vez, também aconteceu no município franciscano os festejos de São João nas Ilhas do Paty e das Fontes Ilhas – pertencentes ao município. Com uma programação diversificada, o Arraiá Joia do Recôncavo, reúne uma grade de atrações com artistas nacionais e locais. Não se trata apenas de um período festivo, mas para o município e seus moradores vai muito além disso, pois representa o resgate da cultura e a afirmação identitária do povo franciscano.

Para além do saudosismo junino, após dois anos sem celebrações devido à pandemia, as festas juninas têm um apelo cultural significativo na região e, por isso, durante o período, ocorre o aumento dos lucros e a geração empregos no município. O resultado disso é o movimento na economia local. Cerca de 1 mil empregos temporários foram criados em virtude dos festejos juninos.

Durante os sete dias de festa na cidade, estima-se que mais de R$ 10 milhões circulem pelo comércio local, entre empresas formais – lojas, restaurantes, mercados, padarias, lanchonetes, pousadas e hotéis, até barraqueiros, vendedores ambulantes e customização de roupas, além do aluguel de casas que ultrapassou a média de 100 imóveis. 

O Arraiá Joia do Recôncavo, sendo uma festa dessa magnitude, representa uma grande oportunidade de geração de renda e equilíbrio financeiro para toda cadeia produtiva que faz parte da festa. 

Foto: Divulgação

Arraiá Joia do Recôncavo: legado cultural 

São Francisco do Conde é guardiã de um legado cultural inestimável. Suas maiores riquezas foram preservadas por meio da história passada de geração em geração, sem contar a diversidade. Por isso, o resgate da cultura e da história é primordial! 

Após alguns anos sem a realização dos festejos juninos, esse ano, na primeira edição do Arraiá Joia do Recôncavo, prevaleceu, sobretudo, a intenção de salvaguardar as tradições populares e sua importância social, econômica , cultural e política.

O Arraiá Joia do Recôncavo, sublinha a natureza específica e a importância da cultura tradicional e popular enquanto parte integrante do patrimônio cultural e da representatividade do povo franciscano. 
Confira a programação do São Pedro em São Francisco do Conde:

PALCO PRINCIPAL
 
DIA 28 DE JUNHO

20h – Forró Pirão de Fato
22h – Batista Lima 
00:00 – Mameu Vaqueiro 
02:00 – Thiago Aquino 

DIA 29 DE JUNHO 
20h – Forrozão Cometa VIP
22h – Forrozão das Antigas
00:00 – Lukas Barreto
02:00 – Israel e Rodolffo 

VILA CULTURAL 

DIA 28 DE JUNHO
17h – Samba de São Gonçalo
19h – Samba Duro de Maromba 

DIA 29 DE JUNHO
15h – Samba Raízes do monte
17h – Samba Renovação
19h – Samba Amigos Guerreiros

CARAMANCHÃO – ESPAÇO JOIA

DIA 28 DE JUNHO
18h30 – Forró Espiga Elétrica
20h30 – Lú Santana
22h30 – Forró Zabumberê
00h30 – Levi Alvim

DIA 29 DE JUNHO
18h30 – Mary Glayse
20h30 – Izabel Nogueira
22h30 – Forró Fura Chinela
00h30 – Colher de Pau 

ARRAIÁ DO VEM CÁ – CAMPINAS 

DIA 28 DE JUNHO
18h – Xote Nordestino
20h – Virgílio
22h – Genilson do Acordeom
00:00 – Danilo Dias 

DIA 29 DE JUNHO
18h – Banda Morango
20h – Leiles Pires
22h – Luana Paula
00:00 – Simone Café

Leia mais sobre São João na BA em iBahia.com e siga o portal no Google Notícias