Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > são joão na bahia
Whatsapp Whatsapp
Bahia

Cairu: como chegar, onde ficar onde curtir o São João

Paraíso do Baixo Sul da Bahia, Cairu é atualmente o terceiro destino turístico mais visitado do estado

Redação iBahia • 31/05/2023 às 11:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Cairu: como chegar, onde ficar onde curtir o São João
Foto: Divulgação / GOV BA

Paraíso do Baixo Sul da Bahia, Cairu é atualmente o terceiro destino turístico mais visitado do estado. A cidade, que fica a 308 km de Salvador, tem nome com raízes bem brasileiras; o nome “Cairu” deriva-se do Tupi Guarani e significa “Casa do Sol”.

Formado por 36 ilhas, esse é um dos poucos municípios arquipélago do Brasil. Na alta estação, aproximadamente 200 mil pessoas que chegam para desfrutar do belíssimo cenário de Cairu. A cidade revela uma diversidade única de recursos ambientais, turísticos, econômicos, culturais, históricos, humanos e tantos outros ainda não explorados. Guarda segredos da história do Brasil e belezas inigualáveis que deixam os visitantes encantados.

Leia mais:

O município fica em uma região rica em bens culturais materiais e imateriais. São dois sítios histórico-naturais classificados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC: o centro histórico da cidade de Cairu e o Sítio de Morro de São Paulo. Além disso, são 14 monumentos isolados espalhados pelo município.

O principal desses destinos é Morro de São Paulo, no arquipélago de Tinharé. É uma das principais portas de entrada e vitrine do município. Não diferente do Morro, outra ilha é Boipeba, reserva ainda mais tradição e encanto aos turistas. O ponto forte da ilha são as paisagens que impressionam pela beleza e perfeição.

No São João, há histórico de festas tanto em Morro de São Paulo quanto no Galeão, que também pertence ao município.

Como chegar

As ilhas de Cairu não têm acesso via carro. Para chegar lá, necessariamente é preciso pegar algum transporte marítimo. Mas há diferentes formas de ir para Morro de São Paulo ou Boipeba, por exemplo. Confira:

  • Semiterrestre

O primeiro passo é pegar o Ferry-boat em Salvador até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. De lá, você pode optar por carro, ônibus ou transfer para chegar até Valença.

Em Valença, você vai parar em um dos vários estacionamentos perto do cais - caso esteja de carro - e pegar um barco ou lancha rápida para Morro de São Paulo.

Caso opte por ônibus, a passagem pode ser comprada no terminal de ônibus em Bom Despacho. e preferir, você pode comprar com antecedência pelo site da Clickbus (coloque Bom Despacho como origem e Valença como destino).

O percusso de carro dura aproximadamente 2 horas, enquanto a travessia do ferry-boat demora cerca de 50 minutos. Já a travessia de Valença para Morro de São Paulo leva cerca de 30 minutos. A passagem deve ser comprada na hora.

  • Via terrestre até Valença

Você pode ir de carro para a Ilha de Itaparica. Para isso, saia de Salvador pela BR-101 até Santo Antônio de Jesus, siga até Nazaré das Farinhas, via BA-028, e, por último, percorre a BA-001, que liga Nazaré à ilha. O percurso, desde o início da BR-324 até o terminal de Bom Despacho, é realizado em cerca de 3h30 (270km).

Da ilha, siga até Valença. Lá, em Valença, você vai parar em um dos vários estacionamentos perto do cais - caso esteja de carro - e pegar um barco ou lancha rápida para Morro de São Paulo.

  • Catamarã

Catamarã é a opção mais rápida para chegar em Morro de São Paulo. A embarcação sai do Terminal Marítimo - próximo ao Mercado Modelo - e vai direto para Valença. A travessia dura cerca de 2 horas.

No entanto, pelo fato da embarcação balançar muito, é comum que muita gente acaba enjoando.

  • Táxi aéreo

Essa é uma das opções, mas claro que para quem pode. Se você tem dinheiro, você pode pegar um transfer aéreo direto para Morro de São Paulo. Lá na ilha de Tinharé, o avião pousa no aeroporto regional de Cairu.

Onde ficar

  • Pousada Minha Louca Paixão

Endereço: Terceira praia, s/n; telefone: (75) 3652-1098

  • Pousada Bahia Bacana

Endereço: R. da Prainha, 35 - Gamboa; telefone: (75) 3472-5720

  • Pousada Bahia Tambor

Endereço: R. da Prainha, 286-424 - Gamboa; telefone: (75) 3472-5720

São João

A prefeitura de Cairu já confirmou a realização do São João em 2023, mas ainda não divulgou as atrações.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SÃO JOÃO NA BAHIA :

Ver mais em São João na Bahia