O município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, passou a ter esse nome oficialmente em 1938. Nessa época, a cidade era formada pela sede e os distritos de Vila de Abrantes, Monte Gordo e Dias D'Ávila - esse último foi emancipado em 1985.
De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, o município tem cerca de 293 mil habitantes. Com 42 quilômetros de faixa costeira, é o maior território da Região Metropolitana.
Leia também:
Com essa enorme faixa costeira, a cidade é conhecida por suas praias paradisíacas, que têm fácil acesso saindo de Salvador. Entre os principais atrativos de Camaçari estão:
- Arembepe
A vila de Arembepe fica localizada a cerca de 50km de Salvador. Situado no litoral norte da Bahia, esse cenário paradisíaco já foi prestigiado por celebridades como Janis Joplin, Mick Jagger e Keith Richards. O lugar abriga um povoado rústico do movimento hippie, produtores artesanais referência na região.
Existem também várias praias próximas, como a do Piruí, de Jacuípe, do Canto e a de Arembepe — a mais famosa e que leva o nome do lugar.
- Guarajuba
A praia é ótima para o banho, pesca, surf e mergulho, ou seja, oferece uma gama de possibilidades que agrada a todo tipo de visitante.
- Busca Vida
A praia de Busca Vida, no litoral de Camaçari, tem 9 km de extensão. Fica junto à foz do Rio Joanes e é dominada por condomínios residenciais. Possui ondas fortes, na maior parte, que atraem muitos surfistas.
- Barra de Jacuipe
Praia de grande beleza natural, é conhecida por ser o encontro do rio Jacuípe com o mar.Cercada por coqueiros na maior parte de sua extensão, é um lugar ideal para os amantes da natureza e para a prática de esportes náuticos. É ainda procurada para camping e trilhas, além da pesca.
- Praia de Itacimirim
A praia tem águas calmas e limpas e pode ser mais ou menos movimentada dependendo do ponto. Itacimirim tem seu nome devido à junção das palavas tupis itá (pedra), sy (mãe) ou ci (lisa) e mirim (pequeno) ou seja, a “pequena mãe de pedra” ou “pequena pedra lisa”. Foi nesse vilarejo que o desbravador Amir Klynk aportou após 100 dias de viagem cruzando o Atlântico.
Como chegar
- De carro: para quem sai de carro de Salvador, o trajeto pode ser feito pela rodovia BR-324 ou pela Estrada do Coco, passando por Lauro de Freitas.
- De ônibus: A viação Regional faz o trecho Salvador - Camaçari, com viagem que dura 1h20.
- De avião: Para quem vai de avião, vale dizer que Camaçari não possui aeroporto próprio, sendo necessário desembarcar em Salvador, o que não é problema já que são cidades vizinhas. Depois de desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador, basta alugar um carro ou transfer e seguir até Camaçari, que fica em uma distância de pouco menos de uma hora.
Onde ficar
- Pousada Villa Coelho
Rua Senhor do Bonfim Em frente ao depósito de bebidas, Camaçari
- Cambuci Hotel
Av. Jorge Amado, 3413, Camaçari
- Hotel Pousada Rancho Fundo
Loteamento Las Palmas Rua Jardim Eldorado s/n Final da Ladeira, Abrantes, Camaçari
São João
Em 2023, o tradicional Camaforró, está de volta durante quatro dias de festa, que acontecerão de 21 a 24 de junho, com participação de artistas locais, regionais e nacionais, após três anos de interrupção para evitar a disseminação do novo coronavírus.
O ano também marcará a volta dos festejos em homenagem a Santo Antônio e São Pedro. As comemorações acontecerão de 9 de junho a 8 de julho, com celebrações na sede e costa do município, incluindo o Forró da Praça Abrantes, que será realizado de 9 a 25 de junho. Nos dias 16 e 17 de junho será a vez do Santo Anto Antônio do Inocoop e de 30 de junho a 1º de julho, o São Pedro do Gleba C.
Nos dias 23 e 24 de junho, as comunidades de Mutirão de Abrantes, Vila de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe, Caminho do Mar, Canto dos Pássaros e Monte Gordo também serão contempladas, segundo a prefeitura de Camaçari.
A grade de atrações ainda não foi divulgada.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!