Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > são joão na bahia
Whatsapp Whatsapp
Berimbau

Conceição do Jacuípe: como chegar, onde ficar e onde curtir o São João

Também conhecida como Berimbau, a cidade fica localizada a cerca de 28 km de Feira de Santana e a cerca de 104 km da capital baiana.

Redação iBahia • 25/05/2023 às 16:48 • Atualizada em 25/05/2023 às 17:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Conceição do Jacuípe: como chegar, onde ficar e onde curtir o São João
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Conceição do Jacuípe é um município da Região Metropolitana de Feira de Santana, que fica localizado no norte do Recôncavo Baiano. Anteriormente, a cidade era 'batizada' como Berimbau.

A região ganhou este nome devido à feirinha surgida em 1914. A atividade servia para a comercialização de pequenos produtos, sendo visitada com frequência por violeiros, pandeiristas e tocadores de berimbau. Entre eles, foi criada uma trova cujo final falava da "Feira de Berimbau". Deste acontecimento, surgiu o segundo nome do local - "Feira de Berimbau".

Leia mais:

De forma ampla, a cidade já foi a maior produtora de hortaliças do estado, e se mantém firme na produção agrícola. Tem referências pela excelente localização, traz consigo a tradição de suas festas juninas, já foi berço para obras cinematográficas como o filme 'Tieta do Agreste', do romancista baiano Jorge Amado.

Como chegar

Conceição do Jacuípe fica localizada a cerca de 28 km de Feira de Santana e a cerca de 104 km da capital baiana. As principais rodovias de acesso à cidade são a BR-101 e a BR-324, que cortam a cidade e fazem ligação com a BA-084.

  • Carro: o trajeto leva em média 1h40. O condutor deve pegar a BR-324 e na sequência seguir sentido Feira de Santana. Vale ainda lembrar, que é possível alugar um carro em Salvador ou contratar um serviço de transporte privado para chegar até a cidade.
  • Ônibus: é possível pegar um ônibus saindo do terminal rodoviário de Salvador até à cidade, com a empresa Cidade Sol. O valor da passagem é em média R$ 35,00.

Onde ficar

  • POUSADA PARAÍSO

ENDEREÇO: Rod. Gov. Mário Covas, Conceição do Jacuípe

TELEFONE: (75) 98851-7620

  • FAZENDA HOTEL CANDEAL

ENDEREÇO: R. do Baldez, S/Nº - Baldez

TELEFONE: (75) 3243-2293

Onde curtir o São João

Conceição do Jacuípe alcançou fama pelo país através da realização do tradicional 'Arraiá do Berimbau' - festa junina que acontece entre os dias 21 e 24 de junho. Os shows acontecem na Praça Manoel Teixeira de Freitas, praça principal da Prefeitura.

O Arraiá não é apenas uma festa que oferece lazer, diversão e cultura para os cidadãos, turistas e visitantes. Nela, as centenas de comerciantes locais, ambulantes e tantos outros profissionais têm a oportunidade de ganho real. O comércio se aquece, a economia movimenta e a cidade se torna o cartão postal do mais animado São João da Bahia.

Neste ano, o evento terá shows de Nadson, o Ferinha, Murilo Huff, Matheus e Kauan, Iguinho e Lulinha, Pablo, Calcinha Preta, Vitor Fernandes, Kart Love, Elcymar Monteiro, Pedro Soares, Cavaleiros do Forró, Limão com Mel, Lucas Aboiador, Cristian Luz e Pedro Morais.

Além disso, estão na grade de shows as bandas Isso é Conexão, Forro da Casaca, Vagner Vieira, Flavinho, Tony Franco, Fagner Barrero, Dan Alves, Matheusinho, Uensah, Esqueta Forró e Gessany.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SÃO JOÃO NA BAHIA :

Ver mais em São João na Bahia