Localizada no extremo sul da Bahia, a cidade de Eunápolis possui mais de 100.000 habitantes, segundo informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Inicialmente, o município fez parte das cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, entretanto, devido a sua importância econômica, Eunápolis foi elevada à categoria de município em 1988.
A cidade leva essa nome em homenagem aoengenheiro Eunápio Peltier de Queiróz, que foi responsável pela desapropriação de terras ao redor do núcleos residenciais que se formava nas estradas que hoje formam parte do centro da cidade. Considerado um dos maiores povoados da região, e com a fama de um dos maiores do mundo, Eunápolis prosperou através de práticas extrativistas.
Leia também:
Como chegar
De ônibus: O turista pode comprar uma passagem para Eunápolis no Terminal Rodoviário de Salvador, com a empresa Águia Branca. A viagem pode durar até 13h.
De carro: Utilizando a BR-101, o turista pode realizar a viagem de carro até Eunápolis em pelo menos 9h17. Há também a possibilidade de realizar o percurso via BA-026 e, nesse caso, o trajeto pode chegar a 12h52.
Onde ficar
- Eunápolis Plaza Hotel
Endereço: Av. Conselheiro Luís Viana, 61 - Centro, Eunápolis - BA, 45825-000
Telefone: (73) 31665600
Hotel OYO Portal de Eunápolis
Endereço: 565, Av. Antônio Carlos Magalhães, Eunápolis - BA, 45825-050
Telefone: (73) 3281-8200
- Hotel Oceania
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 436 - Dinah Borges, Eunápolis - BA, 45820-006
Telefone: (73) 32623750
Onde curtir o São João
A cidade de Eunápolis é conhecida pela realização do "Pedrão", festa dedicada ao Dia de São Pedro (29 de junho) que concentra a população do município e região para as comemorações do período junino. A festa movimenta a região e recebe visitantes de diversos municípios do extremo sul da Bahia.
Em 2022, o Pedrão de Eunápolis recebeu artistas como Zezé di Camargo e Luciano, Safadão, João Gomes, Bell Marques e Tarcísio do Acordeon. Porém, em 2023 a festa foi cancelada devido a uma decisão judicial.
A decisão foi tomada pela Justiça Federal, que proibiu a realização de eventos nas estradas federais que cortam o município, sob multa diária de R$ 10 milhões. A informação foi confirmada pela prefeitura do município. A tradicional festa em homenagem a São Pedro acontece tradicionalmente na cidade entre os dias 29 de junho e 3 de julho.
Em nota, a prefeitura afirma que "mesmo sendo um patrimônio cultural da cidade, tão aguardado pelo comércio e população, a decisão judicial justificou que a obstrução da rodovia impacta significativamente na ordem e segurança". Ainda segundo a gestão municipal, o Pedrão gera mais de 5 mil empregos e movimenta mais de R$ 50 milhões de reais na economia local. "Não há recursos financeiros para construir um local para a realização do evento em tempo hábil", afirmou. Até o momento, não foram divulgadas alternativas de festas públicas para o São João.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!