Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > são joão na bahia
Whatsapp Whatsapp
Centro norte da Bahia

Ipirá: como chegar, onde ficar e onde curtir o São João

Cidade com mais de 59.000 habitantes, Ipirá oferece boas opções para a festa junina

Redação iBahia • 22/05/2023 às 16:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Ipirá: como chegar, onde ficar e onde curtir o São João
Foto: Reprodução/ VR14

A cidade de Ipirá fica localizada no centro norte da Bahia e possui 59.281 habitantes. O município se desmembrou de Feira de Santana e passou a chamar-se Ipirá em 1931, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Banhada pelas águas do Rio do Peixe, a cidade ainda faz parte da micro-região homogênea e administrativa de Feira de Santana. A região foi conhecida como Santana de Camisão, ou apenas Camisão, por muito tempo.

Leia mais:

Existem muitas versões para o termo, uma delas é a de que na região havia um velho português, muito hospitaleiro, que possuía um rancho na região. Ele vestia longas camisolas brancas de algodão e virou uma referência local. O rancho do "Homem do Camisão" virou um ponto de encontro e logo o termo estava sendo aplicado à região.

Seja qual for a verdadeira origem do apelido, a festa de São João da cidade ainda é conhecida como "Camisão" e reúne diversas atrações anualmente.

Como chegar

Localizada a cerca de 210 quilômetros de Salvador. Confira abaixo algumas formas de chegar a cidade saindo da capital:

Carro: o trajeto para chegar a cidade pode durar cerca de 2h e 57 minutos. Para chegar lá, o viajante sairá de Salvador usando a BR-324 e segue na rodovia até Feira de Santana, onde deve seguir pela BR-116.

Ônibus: Os interessados podem comprar uma passagem de ônibus no Terminal Rodoviário de Salvador, com a empresa Cidade Sol. A viagem pode ter duração de 3h50 ou 4h50, a depender do horário de saída do ônibus.

Onde ficar

  • Pousada Patobá

Endereço: Praça Roberto Cintra Vizinho ao Bradesco, Ipirá, BA - CEP: 44600-000

Telefone: (75) 99195-3892

  • Hotel Resort Carpe Diem

Endereço: Rua Manoel Oliveira e Silva, 147 - 7 de Julho, Ipirá - BA, 44600-000

Telefone: (75) 3254-3280

  • Hotel Phyccus

Endereço: Rua Glicério Dultra dos Santos N° 123, BA 052 KM, Ipirá - BA, 44600-000

Telefone: (75) 99100-2462

Onde curtir o São João

A prefeitura de Ipirá já anunciou diversas atrações para o São João 2023. Antecipadamente, já no dia 4 de junho, a banda Mastruz com Leite realizará um show no município.
O "Arraiá do Camisão", como é chamada o São João da cidade, acontecerá entre 21 e 24 de junho e contara com a participação de Tarcísio do Acordeon, da banda Calcinha Preta e do grupo Limão com Mel.
Vale lembrar que os detalhes das festas da cidade podem ser encontrados através do site ou página da prefeitura no Instagram, que ainda está divulgando as atrações do Arraiá.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SÃO JOÃO NA BAHIA :

Ver mais em São João na Bahia