Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > são joão na bahia
Whatsapp Whatsapp
Chapada Diamantina

Lençóis: como chegar, onde ficar onde curtir o São João

Para 2023 a Prefeitura de Lençóis já confirmou sete dias de muito forró pé-de-serra

Redação iBahia • 29/05/2023 às 17:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Lençóis: como chegar, onde ficar onde curtir o São João
Foto: Tarsico Albuquerque / Divulgação Prefeitura Lençóis

Prepare-se para uma experiência única, onde as maravilhas naturais se fundem com a vibrante cultura do forró pé-de-serra. O município de Lençóis - portal da Chapada Diamantina - não só encanta os visitantes com suas paisagens deslumbrantes, mas também cativa com uma programação cultural e festiva de alta qualidade.

Para 2023 a Prefeitura de Lençóis já confirmou sete dias de muito forró pé-de-serra e uma festa ainda melhor com mais espaços juninos e atrações de peso como Adelmário Coelho, Tarcísio do Acordeon e Flávio José.

Leia mais:

São João

Com o apoio do Governo do Estado e o patrocínio da Devassa, a Prefeitura de Lençóis promoverá um evento espetacular, repleto de música, dança e tradições juninas. Não irão faltar o pau-de-sebo, as quadrilhas e barracas de comida típicas que alegraram os moradores e visitantes também no ano passado. Já em 2023, o São João de Lençóis contará com uma vila junina completa remetendo aos arraiás de antigamente e valorizando a cultura tradicional nordestina.

A tradicional Cavalgada Tanquinho-Lençóis abre as comemorações já no dia 18 e o forró segue até o dia 24 de junho com muita animação. Confira!

Destaques da Programação 2023 do São João de Lençóis:

  • Dia 18 de junho

32ª Cavalgada Tanquinho – Lençóis, quando é trazido o estandarte de São João da zona rural para a sede do município

  • Dia 19 de junho

Tarcísio do Acordeon

Adelmário Coelho

  • Dia 20 de junho

Dorgival Dantas

Forrozão do Capitão

  • Dia 21 de junho

Flávio José

Banda Seu Luiz

  • Dia 22 de junho

Estakazero

Marquinhos Café

Dauan Santos

  • Dia 23 de junho

Raimundinho do Acordeon

Virgílio

Elison Moura

  • Dia 24 de junho

Elisson Castro

Eloísa Olinto

Bateia de Renda

Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público, e acontecerão no final da Avenida Senhor dos Passos e no Teatro de Arena, onde os espectadores poderão cantar e dançar ao som dos maiores sucessos do forró e de outros gêneros musicais tradicionais.

“Junte-se a nós para celebrar o São João de Lençóis e vivenciar momentos de alegria, música e tradição. Prepare-se para dançar, cantar e se encantar com a atmosfera calorosa e acolhedora da Chapada Diamantina”, acrescentou a secretária municipal de Turismo, Laura Garcia.

Como chegar

  • De carro

Lençóis tem localização central na Bahia, está a 12 km da rodovia BR-242, que liga Salvador-BA à Brasília-DF.

Para quem vem de carro, a principal via de acesso para Lençóis, saindo de Salvador, é a BR-324 até Feira de Santana. Pegue o entroncamento com a BR-116 e, em seguida, a BA-052 até Ipirá. Ao chegar em Ipirá, pegue a saída para BA-233 até Itaberaba. Na sequência, acesse a BR-242 e siga até a entrada para Lençóis, na BA-144/BA-050.

  • De ônibus

Linhas rodoviárias diárias:

https://realexpresso.com.br

https://www.emtram.com.br

  • De avião

Voos regulares: confira operadoras e datas dos voos para o Aeroporto de Lençóis, na Chapada Diamantina


				
					Lençóis: como chegar, onde ficar onde curtir o São João
Foto: Tarsico Albuquerque / Divulgação Prefeitura Lençóis

Onde ficar

Lençóis conta com mais de 5 mil leitos hoteleiros e extra hoteleiros distribuídos em mais de 200 meios de hospedagem. São cinco hotéis de alto padrão, além de pousadas charmosíssimas, albergues, camping e casas de aluguel.

Confira lista de hospedagens de Lençóis

O que fazer

Lençóis é conhecida pela facilidade de acesso a vários atrativos maravilhosos. Começando pelo Parque Municipal da Muritiba, localizado a pouco mais de dez minutos de caminhada do Centro Histórico. Lá o turista já pode conhecer as piscinas naturais do Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Poço Halley, o Salão de Areias Coloridas e os mirantes. Esta região também tem rico valor geológico e guarda histórias fantásticas sobre o tempo do garimpo. Aos escaladores, o Parque Municipal da Muritiba é um convite às práticas de boulder.

Ainda em Lençóis, a escorregadeira natural do Ribeirão do Meio, a cachoeira do Poço do Diabo e a belíssima Cachoeira do Sossego encantam pessoas do mundo inteiro. Outra opção é o roteiro Marimbus e Roncador, em que o visitante parte da comunidade quilombola do Remanso em um passeio de barco pelo pantanal da Chapada, o Marimbus, em direção a um delicioso banho no rio Roncador, o acesso também pode ser feito à cavalo, quadriciclo ou bicicleta, pela Estrada do Garimpo.

Para os apaixonados por arqueologia, é em Lençóis que está o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, o maior sítio arqueológico preparado para receber visitantes na Bahia, e onde podem ser fotografadas inúmeras pinturas rupestres com cerca de 8 mil anos. Bem próximo do atrativo pré-histórico está a Cachoeira do Mosquito, com seus imponentes paredões rochosos e delicioso banho em ducha natural.

Aos que preferem aventura, a travessia pela Gruta do Lapão, Fumaça por baixo, Cachoeira do Mixila, Capivari e outras, são ótimas opções para acampamento e/ou prática de rapel, sendo indispensável acompanhamento de guia/condutor de visitante.

Memória e cultura - A cidade também oferece um city tour interessante entre ruas e monumentos históricos tombados como patrimônio e que, além de valorizar a história e cultura, podem garantir belíssimas fotos. Entre os espaços recomendados para visitação na cidade estão a Casa de Cultura Afrânio Peixoto, a sede da Philarmônica Lyra Popular de Lençóis e a Sociedade União dos Mineiros, que preservam a história por meio de vestígios do garimpo através de objetos e peças que ficam expostas nesses espaços.

Cachaça e café - Já para quem deseja curtir o turismo rural, a Fazenda Alambique Passagem dos Bois oferece refeições e também hospedagem. Há também o restaurante Encontro dos Rios, que tem uma excelente estrutura para passar o dia e se deliciar com a gastronomia do lugar. E o Ecositio Santa Fé oferece uma maravilhosa experiência para os amantes do café.

Saiba mais e agende sua visita nos atrativos no site www.janoo.com.br/lencois

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SÃO JOÃO NA BAHIA :

Ver mais em São João na Bahia