São João

Obra ‘Santo Antônio, São João e São Pedro na Gloriosa noite Cabulosa’ vence concurso de oratório ‘Trilha das Artes’; confira

Onze artistas plásticos participaram do concurso, que teve 4023 votos. A obra vencedora teve 1330 votos, o que significa 33,4% da preferência

Redação iBahia
26/06/2022 às 18h03

2 min de leitura
Foto: Divulgação

A obra “Santo Antônio, São João e São Pedro na Gloriosa noite Cabulosa”, do artista Cabuloso, do Cabuloso Atelier, foi a vencedora da 1ª edição do concurso de oratório ‘Trilhas das Artes’.

Onze artistas plásticos participaram do concurso, que teve 4023 votos. A obra vencedora teve 1330 votos, o que significa 33,4% da preferência.

Em segundo lugar, a obra “3 santos” teve 29,2% dos votos (1.160). Completando o pódio, aparece a obra Bunitê do São João, com 19,6% dos votos (780).

O criador

Cabuloso é o nome artístico de Marcos da Silva Costa, de 39 anos, natural de São Félix, no Recôncavo da Bahia, mas que cresceu em Salvador.

Formado em artes plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cabuloso é grafiteiro há 23 anos e e mantém o Cabuloso Atelier no Pelourinho. Marcos é também cenógrafo, ilustrador e usa o conhecimento na arte para ajudar na educação.

“Já ajudei na formação de alguns livros ditados e alguns materiais para alunos e professores também”, contou.

Para ele, a arte é uma forma de conectar outros tipos de conhecimento. “Sou um artista contemporâneo, um afro-empreendedor, que acredita que a arte pode nos unir, nos ajudar a entender melhor sobre a vida, poder conectar também vários tipos de ciências e saberes em prol da nossa sociedade”, pontuou.

O “Trilha das Artes”, para Cabuloso, é uma iniciativa que ajuda a “legitimar a arte do centro histórico e poder interagir a cultura popular do São João com as artes plásticas”.

Confira a obra vencedora:

Leia mais sobre São João no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias