Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > são joão na bahia
Whatsapp Whatsapp
Destaque no gênero

'Questões mercadológicas não podem destruir essa essência', diz Del Feliz sobre forró

Em entrevista ao iBahia, artista falou sobre preservação da cultura e força do gênero ao redor do mundo

Bianca Andrade • 21/06/2023 às 17:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Questões mercadológicas não podem destruir essa essência', diz Del Feliz sobre forró
Foto: Instagram

Há quem diga que o São João só dura dois dias, 24 e 25 de junho, mas o que fazer quando a agenda reserva uma verdadeira maratona com 30 shows em apenas um mês? Com agenda cheia para o primeiro São João após o fim da emergência sanitária global de Covid-19, Del Feliz já tem no nome o sentimento que carrega por voltar a fazer a folia junina em sua totalidade.

Em entrevista ao iBahia, o forrozeiro, um dos grandes nomes da festa no estado, celebrou o momento de retorno após três anos de tensão e um 'São João teste' em 2022.

Leia mais:

"No ano passado a gente foi ainda recomendando as pessoas que tivessem algum cuidado, e a gente também estava preocupado. Eu acho que a ideia de que a gente vai continuar tendo algum cuidado tá mais no campo da mensagem que a pandemia nos deixou para a vida, mas a gente pelo menos vai mais tranquilo. Há uma sensação diferente, as pessoas estão sendo menos impactadas, menos vidas perdidas e a vida continua florescer. A ideia de que a gente deve celebrar, dessa vez sem essa preocupação, celebrar com mais liberdade", conta o artista.

O retorno da festa em sua totalidade traz também algumas reflexões sobre o São João e o principal ritmo da festa, o forró. Para o site, Del falou sobre a preservação da cultura e a transformação que não só o São João, como o gênero musical vem passando ao longo dos anos.

Segundo o artista, é necessário ter a mente aberta para entender como a cultura é mutável e como o novo pode contribuir para a perpetuação daquilo que já existe.

"Nós temos órgãos de Cultura exatamente por isso, porque embora a cultura não seja estática ela está sempre se moldando e o novo sempre vem. Eu acho que a gente precisa ter a mente aberta para isso. Existe alguns elementos que são construídos ao longo do tempo e na condição de identificadores, eles trazem uma contribuição e esses elementos precisam ser de algum modo preservados. O São João é um patrimônio incomparável. Uma festa completa e o forró se confunde com o São João, então, é importante que a gente entenda a necessidade da manutenção dessa tradição, ela vem espontaneamente sendo passada ao longo de décadas os anos vão se passando e tudo isso se mantendo."


				
					'Questões mercadológicas não podem destruir essa essência', diz Del Feliz sobre forró
Foto: Olavo Ramos Lima

Del, que foi escolhido como padrinho nacional da campanha de registro do forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, ainda pontuou sobre a importância da manutenção da cultura, que é passada de geração, para que não se perca a essência.

"É importante que a gente entenda que independentemente de dessa modificação, desse incremento das mudanças naturais que a cultura recebe, a gente não pode deixar que 'questões meramente mercadológicas' destrua essa essência. Daí, eu acho que a importância da gente ter essa consciência e cada um dá sua contribuição no sentido de manter."

Já em turnê pelo Nordeste, o artista, que no São João de 2023 trabalha com a música 'Meu Dengo', fala sobre o carinho do público com o seu trabalho e com o gênero como um todo. Del, que teve passagens por outros países, também cita o impacto do ritmo ao redor do mundo.

"A nossa música continua sendo muito bem recebida. O forró vem ganhando o mundo, eu tenho viajado os dezenas de países e a gente vê o carinho com que o forró é recebido. É natural. E isso não pode ser através de uma imposição. Não há necessidade de uma pressão, naturalmente essa cultura vai ganhando os corações e eu acho que ela tem campo para séculos ainda."

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SÃO JOÃO NA BAHIA :

Ver mais em São João na Bahia