Economia

São João 2022 pode gerar receita de mais de R$1 bilhão para a Bahia, diz secretário de turismo

Expectativa é de que mais de 1,5 milhão de pessoas percorram as festas nos 417 municípios

Nathalia Amorim
19/05/2022 às 20h10

2 min de leitura
Foto: Divulgação

Após dois anos sem São João, por conta da pandemia de Covid-19, a tradicional festa volta a acontecer em 2022 nos 417 municípios do estado. Durante o anúncio da feira “Origem Week”, o secretário de Turismo da Bahia, Mauricio Bacellar, falou sobre a expectativa para a realização da festa. Segundo o gestor da pasta, é esperado que a receita do estado receba um total de mais de 1 bilhão de reais.

“O São João é uma festa de tradição Nordestina e é aqui na Bahia que ela tem a sua maior expressão. Os festejos juninos atravessam todo o mês de junho. Nós, nordestinos, comemoramos o Santo Antônio, o São João e o São Pedro, e aqui na Bahia, por termos a festa distribuída nos 417 municípios, é onde ela mais se expressa. A nossa expectativa é que tenha um incremento na receita do estado de algo em torno de R$1 bilhão e 300 milhões de reais”, explicou.

Fotos: Tatiana Azeviche/SeturBA

Ao iBahia, o secretário também revelou que são esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas nas festas do período junino espalhadas por todo o estado.

Em abril, o governador Rui Costa anunciou o retorno do São João. O gestor afirmou que junto a Secretaria de Turismo do estado planeja a realização da festa em parceria com as prefeituras. As festas serão realizadas entre os dias 16 e 26 de junho.

Cidades como Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Ibicuí e Amargosa já começaram a divulgar a grade de atrações. Em Salvador, o “São João da Bahia” vai reunir artistas como Juliette Freire, Aldemário Coelho e Estakazero em um evento entre os dias 23 de junho e 2 julho. Os shows acontecerão em 3 espaço: Parque de Exposições, Paripe e Pelourinho.

A última vez que a festa aconteceu nos modelos tradicionais foi em 2019. 

*Sob supervisão do repórter Lucas Salles.

Leia mais sobre São João na Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.