Saúde

Cinco alimentos saudáveis que você não deve comer muito

Sementes e açaí estão entre os alimentos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Para acertar na alimentação, você precisa ficar atenta (o) na escolha dos alimentos e evitar excessos até mesmo as opções mais saudáveis. Os profissionais de nutrição do portal Taeq reuniu alguns alimentos que merecem cuidado na hora que você for montar seu cardápio. Confira: 


1- Chia, linhaça e outras sementes: em excesso, elas podem causar gases e até obstrução intestinal - principalmente se o corpo não estiver devidamente hidratado.

Lado bom: eles são ricas em fibras e antioxidantes, que ajudam a aumentar a saciedade, a melhorar o funcionamento do intestino e previne o envelhecimento precoce.

2- Queijo: é preciso comer com moderação, por ser um alimento calórico e, algumas versões, apresentam excesso de sódio, que podem aumentar a pressão. 

Lado bom: rico em proteínas, vitamina A e cálcio, que dão energia, melhoram a visão e fortalece os ossos e dentes .

3- Espinafre: a presença de uma substância chamada de oxalato em sua composição, pode aumentar o risco de cálculos renais se for consumido sem moderação.

Lado bom: rica em vitamina A, C e K, que contribuem para fortalecer a imunidade, melhora a visão e previne doenças.


4- Açaí: ele deve ser consumido com moderação por ser rico em gorduras e altamente calórico.

Lado bom: rico em minerais, ação antioxidante e uma substância conhecida como antocianina, que fortalece o sistema imunológico e ainda previne doenças. 

5- Amendoim: é altamente calórico. Além disso, o excesso também pode causar dor no estômago e até em problemas respiratórias.