Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Explosão de cores no prato: conheça a dieta da primavera

Esse método prioriza uma alimentação ricos em verduras, legumes e frutas

Redação iBahia • 06/10/2020 às 0:02 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Quanto mais cor, melhor. A dieta da primavera consiste em um método que prioriza pratos coloridos, ricos em verduras, legumes e frutas. Alimentos nas cores vermelho, roxo, laranja, verde e branco devem ser a base do seu cardápio alimentar.

Em entrevista à revista Boa Forma, a nutricionista Luna Azevedo explicou que os alimentos que englobam essa dieta são fontes de betacaroteno, licopeno e flavonóides, como a abóbora, berinjela, cenoura, morango e o tomate. Para uma alimentação ainda mais equilibrada, é importante consumir cereais integrais e se manter sempre hidratado, com água e água de coco. Com relação ao preparo, o melhor é optar por alimentos cozidos a vapor, grelhados e assados.

O consumo de uma variedade de frutas, legumes e verduras melhora o funcionamento do organismo, o sistema imunológico e ainda contribui para perda de peso. Na entrevista para Boa Forma, a nutricionista explicou os alimentos das cores que não podem faltar na dieta da primavera, seus nutrientes e as funções no organismo. Confira:

Vermelho
Alimentos: Uva vermelha, tomate, acerola, cereja, maçã, melancia, pimenta, romã, rabanete, cebola, goiaba vermelha, pimentão vermelho, ciriguela, morango e pera.
Nutrientes: Carotenoides e licopenos.
Funções: Os carotenoides são precursores da vitamina A e, portanto, ajudam o coração e a memória, além de fortalecerem a pele e os olhos. O licopeno previne o câncer de próstata.
Roxo
Alimentos: Jabuticaba, amora, batata roxa, berinjela, cebola roxa, alcachofra, alho roxo, alface roxa, almeirão roxo, beterraba, ameixa, azeitona preta, figo roxo, repolho roxo, mirtilo, uva roxa e framboesa.
Nutrientes: Niacina, potássio, minerais e vitamina C.
Funções: Retardam o envelhecimento e ainda são ótimos para a pele, nervos, aparelho digestivo e rins.
Branco
Alimentos: Aspargo, cará, aipim, alho, aipo, alho-poró, banana, batata baroa branca, endívia, inhame, graviola, pinha, pera, cogumelo, cebola, mangostim e atemoia.
Nutrientes: Flavonoides e vitaminas do complexo B.
Funções: Além de protegerem as células, contribuem para a formação de energia e para o bom funcionamento do sistema nervoso e da corrente sanguínea.
Verde
Alimentos: Mostarda, pimentão verde, kiwi, abacate, azeitona verde, coentro, couve, couve-de-Bruxelas, couve chinesa, ervilha, chuchu, jiló, quiabo, vagem, uva verde, pepino, maxixe, limão, acelga, alface, cebolinha, brócolis, salsa e repolho.
Nutrientes: Ferro, cálcio e fósforo.
Funções: Ajudam na produção de glóbulos vermelho, no fortalecimento de ossos e dentes e na coagulação do sangue, além de evitarem a fadiga mental.
Laranja
Alimentos: Milho, tangerina, sapoti, batata baroa, carambola, damasco, gengibre, cenoura, mamão, laranja, moranga, nectarina, pimentão amarelo, pêssego, batata doce, maracujá, melão, mexerica, caju, caqui e abacaxi.
Nutrientes: Carotenoides e vitamina C.
Funções: Protegem o coração, a visão e o sistema imunológico.
Vale lembrar que antes de iniciar qualquer dieta é importante consultar um nutricionista, pois apenas um profissional poderá indicar a quantidade ideal de refeições e de alimentos em cada uma delas para suprir todas as necessidades do seu corpo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde