Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Oscilação de hormônios na gravidez pode afetar visão da gestante

A maior produção de estrógenos faz o corpo reter água e o cristalino do olho ficar mais espesso

Redação iBahia • 15/05/2018 às 8:10 • Atualizada em 31/08/2022 às 10:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Engravidar faz a mulher cuidar ainda mais de sua saúde, afinal, seu corpo é responsável pela formação de outra pessoa. Inúmeros hormônios femininos circulam pelo organismo da mãe durante a gestação. A oscilação deles pode afetar a visão da mãe. Um dos problemas causados é a instabilidade de grau.
Foto: Divulgação
— A maior produção de estrógenos faz o corpo reter água e o cristalino do olho ficar mais espesso. Esta produção oscila e, quando cai, desidrata o cristalino. O processo instabiliza o grau dos óculos e lentes de contato — explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier.
As mudanças de grau são, normalmente sentidas em gestantes que já usam óculos. Por isso, a recomendação é não fazer um par de lentes durante a gravidez.
— Normalmente, no começo da gestação o impacto é maior por causa da descarga hormonal. Mas, orientamos que um novo óculos só seja feito depois de terminar o período de amamentação. Para amamentar é preciso produzir outros tipos de hormônios que também podem afetar a visão — diz a oftalmologista Marcela Cypel, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Mancha escura merece atenção redobrada
Na gestação, as mulheres também podem passar a enxergar manchas escuras. De acordo com Leôncio, a alteração está relacionada à pré-eclâmpsia, uma emergência médica caracterizada pelo aumento da pressão arterial e inchaço generalizado do corpo. O diagnóstico pode ser feito pelo exame de fundo de olho que observa alterações nos vasos da retina, um dos primeiros sinais da hipertensão arterial.
Outro problema que pode afetar a futura mamãe é o olho seco.
— Neste período, as mucosas do corpo tendem a ficar mais ressecadas, de modo geral. O olho pode ficar seco e a mulher sentir a necessidade de piscar mais ou de usar um colírio lubrificante, por causa do incomodo. Pacientes que usam lente de contato, às vezes ficam intolerantes a elas durante a gravidez — afirma Marcela, que complementa: — As alterações hormonais são normais na gravidez e nisso não podemos mexer. Então, o oftalmologista tenta contornar os sintomas que aparecem.
Algumas dicas
Colírio Lubrificante
Para combater os incômodos nos olhos que ocorrem durante a gestação, as grávidas podem usar o colírio lubrificante (colírio de lágrima artificial). Para evitar erros que comprometam a saúde da mãe e do bebê, o indicado é procurar um oftalmologista para receber orientação sobre qual colírio específico comprar.
Compressas geladas
Usar compressas com água gelada sobre os olhos ajuda a aliviar a irritação causada pelo ressecamento e não tem nenhuma contraindicação para as gestantes.
O que pode piorar
Ficar muito tempo áreas com baixa umidade ou ambientes com ar-condicionado pode piorar a irritação dos olhos. Sempre que possível, evite estes lugares.
Passageiro
É preciso lembrar que estes incômodos tendem a sumir depois da gestação.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde