Saúde

Para todas as idades: saiba os benefícios da yoga para crianças

Segundo professora, filosofia ajuda no desenvolvimento cognitivo e físico dos pequenos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Já é conhecido que a yoga é uma prática que traz diversos benefícios para a saúde. Praticada por muitos adultos, ela pode ser importante para a criança. A filosofia ajuda no desenvolvimento cognitivo e físico dos pequenos.

É o que diz a professora formada pela Escola de Yoga Shanti Om, Débora Cristina S. C. Molon. Confira abaixo seis benefícios da prática da yoga para as crianças.

Controle das emoções

Uma das premissas para a prática do yoga é o controle das emoções. Por meio da respiração as crianças vão aos poucos aprender a relaxar o corpo e a mente, deixando-as mais tranquilas e harmoniosas para enfrentar os diferentes desafios da vida.

Gentileza

Quem segue os princípios do yoga aprende a não gerar violência. Não ser violento ao falar, ao agir, no pensar e até no momento de praticar as posturas para não se machucar, ou seja, ser gentil e sereno.

Autoestima e confiança

Ao executar as posturas os pequenos desenvolvem foco e força e, com isso, ganham confiança em seus atos. Além disso, descobrem suas capacidades a cada nova postura e naturalmente aumentam a autoestima e a confiança em si mesmos.

Ansiedade e estresse

O yoga pode ajudar a eliminar o estresse e diminuir os níveis de ansiedade em crianças mais nervosas quando praticado regularmente e inserido em uma rotina saudável. Neste contexto, a filosofia milenar deve ser ensinada como algo além da prática de posturas e sim como uma filosofia de vida, uma nova forma de estimulo para paciência e equilíbrio.

Mudança de comportamentos

Além dos benefícios de comportamento para crianças mais ansiosas e nervosas, o yoga traz outros ensinamentos para os pequenos com comportamentos antissociais. A prática pode estimular o convívio consigo mesmo e coletivo, desperta a gentileza e cuidado por tudo ao seu redor, bem como ensinar a ter pensamentos positivos.

Aumento da consciência corporal

Como uma brincadeira, é possível fazer movimentos que vão de um gato se espreguiçando até uma montanha imóvel! Desta maneira divertida com diferentes movimentos, eles aumentam a sua consciência corporal e aprendem a respeitar seus limites.