Saúde

Quatro em um: conheça o poder da lichia

Fruta é rica em nutrientes, principalmente em vitaminas dos complexos B e C

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? Ter cabelos e unhas mais fortes? Pele lisinha e jovial? A lichia, fruta originária da China, pode te ajudar nesta "missão". De acordo com a nutricionista Caroline Siqueira, em entrevista ao Taeq, a lichia é rica em nutrientes, principalmente em vitaminas dos complexos B e C. "Esses componentes ajudam muito no processo do organismo em suas funções".

A fruta também é rica em carboidratos, fibras alimentares e minerais. A especialista garante que a lichia pode ser incluída em qualquer dieta e em variadas composições culinárias - crua, com iogurte,  biscoitos, barrinhas de cereais e em bebidas, como sucos detox, chás e isotônicos.

Foto: reprodução / Pixabay
"Assim como qualquer fruta, a lichia pode ser tranquilamente consumida, sem grandes indicações de consumo. Contudo, é sempre bom manter o equilíbrio, pois ela deve ser evitada em casos de alguma doença, enfermidades específicas. Por isso sempre busque uma orientação profissional antes", aconselhou Caroline.

Caroline Siqueira ainda preparou uma listinha para o portal Taeq com quatro benefícios da lichia para o corpo. Confira:  

Cabelos fortes: a presença da vitamina C, da niacina e da tiamina ajudam na nutrição dos fios capilares cabelo. A circulação do sangue e o suprimento de oxigênio é aumentada pela ingestão desses nutrientes. Além disso, a lichia é uma boa fonte em vitamina B que ajuda no crescimento do cabelo.

Unhas bonitas: a vitamina B auxilia o crescimento das unhas, bem como melhora sua aparência e viço.

"Amiga" da pele: por causa da grande concentração de vitamina C, nutriente que nosso organismo não produz sozinho, ela rejuvenesce as células da pele. Esse complexo vitamínico, um antioxidante natural, ainda protege o corpo da ação dos raios com ultra-violetas nocivos, combatendo doenças como o câncer, além de ajudar na redução da acne e manchas.

Aliada do emagrecimento saudável: segundo um estudo realizado pela Universidade de Hokkaido, no Japão, a lichia para a redução da gordura abdominal, por causa da presença dos compostos bioativos "polifenóis" que age na queima dessa gordura, regulando a células locais.