Saúde

Quatro truques para preparar alimentos sem usar óleo de fritar

Você pode deixar o preparo das suas refeições mais prático e saudável

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Que tal aproveitar o período de quarentena para comer melhor? Uma ótima estratégia é tirar o óleo do preparo dos alimentos. Dessa forma, você vai deixar as refeições mais saudáveis. O portal Taeq preparou uma lista com cinco truques para cozinhar sem usar óleo de fritar. Aprenda!

Foto: reprodução / Shutterstock

1- Cozinhe apenas com água

Você pode substituir o óleo por água, por exemplo, para fritar um ovo basta colocar um pouco de água na frigideira, esperar ferver e colocar o alimento. O processo vai terminar com resultado semelhante ao usando óleo. 

2- Aproveite a água do próprio alimento

Quando for cozinhar alimentos com alta quantidade de água use isso ao seu favor. Não coloque nada na panela ou frigideira, apenas o alimento. No decorrer que for esquentando, vai começar a soltar o líquido e é este mesmo que vai ajudar no processo de preparo. 

Essa dica vale para berinjela, abobrinha, cebola, pimentão, alho e outros alimentos que possuem alto teor de água em sua composição. 

3- Tenha uma panela antiaderente 

Essa panela possui a capacidade de fazer com que o alimento não fique grudada em seu interior. Como uma das funções do óleo no preparo dos alimentos é justamente evitar isso, o uso dessas peças por si só já te faz começar com o pé direito na culinária sem óleo.

4- Micro-ondas é um aliado

Você também pode usar o micro-ondas da sua casa para cozinhar alimentos. Só fique atento (a) para colocar o tempo adequado de cozimento. Frango, arroz e ovo são algumas opções.