Saúde

Veja dicas para adaptar receitas e fazer pratos mais saudáveis

Para melhorar os hábitos alimentares, o primeiro passo é avaliar quais alimentos podem ser substituídos nas receitas e na sua rotina

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer melhorar seus hábitos alimentares? Se sim, o primeiro passo é avaliar quais alimentos podem ser substituídos nas receitas e na sua rotina. Para te ajudar nesta tarefa, o portal Taeq listou algumas dicas para tornar receitas mais nutritivas e benéficas para saúde. Confira: 

1-Diminua a quantidade de sal e acrescente mais temperos para dar sabor

A principal dica para tornar qualquer prato mais saudável é diminuir na quantidade de sal, pois o sódio quando consumido em excesso pode trazer problemas para saúde. Uma boa dica para compensar a ausência do sódio é pesar mais a mão em outros temperos e ervas aromáticas, que dão mais sabor aos pratos.

Foto: reprodução / Shutterstock

2- Abandone o óleo para fritar os alimentos 

A fritadeira elétrica (ou "airfryer") é ideal para preparar batata frita, carne à milanesa ou alimentos nesta linha de preparo. Ao usar a fritadeira elétrica, os alimentos vão ficar mais sequinhos e livres de gordura trans - que é maléfica e aumenta o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue.


3- Faça adaptações 

Você sabia que existem receitas mais saudáveis e menos calóricas de hambúrguer? Em vez de usar carnes gordas (como picanha e contrafilé) e queijos mais gordurosos (cheddar ou prato, por exemplo), você pode seguir uma receita com frango, cenoura, salsa, pimenta páprica e até mesmo um molho vinagrete para dar uma valorizada no prato. Para preparar esse molho, basta misturar cubinhos de tomate, cebola, pimentão, adicionar cheiro verde, azeite e até mesmo palmito e pimenta para dar uma valorizada. Existem também versões veganas e vegetarianas de hambúrguer, feitos com soja, quinoa ou palmito orgânico, por exemplo.


4- Existe pizza saudável 

Você só precisa substituir os ingredientes e temperos. A mini pizza caseira de abobrinha com a massa feita com farinha de aveia, por exemplo, é uma opção bem mais saudável. Você pode rechear com folhas e vegetais que também fica uma delícia!

5- Em receitas doces, use e abuse do cacau em pó 

Para fazer bolos e tortas, em vez de usar o chocolate em pó tradicional (que tem uma grande concentração de açúcar), você pode investir no cacau em pó, que é rico em antioxidantes e fonte de triptofano - um aminoácido que estimula a produção de serotonina, o "hormônio da felicidade". Além de usar cacau, você também pode trocar a farinha branca refinada por uma de aveia, usar açúcar mascavo e óleo de coco em vez de manteiga.