Saúde

Passou do limite nas festas juninas? Especialista explica como minimizar e desinchar após as festas

Nutricionista Carolina Dias dá algumas dicas para diminuir a sensação de inchaço

Redação iBahia
29/06/2022 às 2h00

2 min de leitura
Foto: Divulgação

Depois de dois anos sem a casa cheia e família reunida é normal abusar na hora de comer os bolos e comidas típicas do São João. Mas a sensação de inchaço depois de alguns exageros atrapalha a rotina. Pensando nisso, a nutricionista Carolina Dias dá algumas dicas e estratégias que devem ser adotadas para desinchar.

Retenção de líquidos

O álcool e as comidas gordurosas normalmente são vilãs quando o assunto é a retenção de líquidos. Carolina explica que nesse caso pode se usar uma estratégia para dar um “susto no organismo” com os planos cetogênicos, que funcionam da seguinte forma: limitar o consumo de carboidratos à 30g por cinco dias.

“O corpo voltará a utilizar a gordura como fonte de energia e não apenas a glicose”, conta a nutricionista.

Nesse processo vale aumentar a ingestão de líquidos para limpar o organismo das toxinas e incluir o chá ajuda bastante. Ervas com propriedades diuréticas feito a salsinha, cavalinha, dente de leão, carqueja e hibisco.

Carol explica como encontrar a quantidade ideal de água: “você deve multiplicar 35 ml por kg de peso corporal. Por exemplo, 60 kg X 35 = 2100 ml ou 2 litros e 100 ml. Já os chás diuréticos podem ser preparados com 400 ml de água fervida e uma colher de sopa de cada erva. Deixe em infusão por 10 minutos, em seguida é só coar e tomar.”

Mesmo após a fase de inchaço, a dica da nutricionista é manter uma alimentação mais limpa com frutas, verduras, proteínas e ovos acompanha de exercícios físicos.

Leia mais sobre Saúde em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias