Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Cirurgia plástica

Prótese de silicone: especialista ensina tamanho ideal

Escolha do tamanho da prótese envolve biotipo, flacidez e outros aspectos

Redação iBahia • 17/03/2023 às 22:05 • Atualizada em 17/03/2023 às 23:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Prótese de silicone: especialista ensina tamanho ideal
Foto: Reprodução.

A prótese de silicone é, para muitas mulheres, um desejo, mas o tamanho é sempre motivo de dúvida no processo que antecede a cirurgia.

Ao longo dos anos, as próteses passaram por diversas mudanças, em especial, por causa do comportamento da sociedade. Nos anos 80, por exemplo, a preferência das mulheres era por seios pequenos e muitas recorriam à redução das mamas.

Leia mais:

Mas foi na década de 90 que a cirurgia de prótese de silicone ganhou força. Inicialmente, a preferência era de 200ml. No entanto, atualmente há diversas opções de tamanho no mercado.

Entenda os tamanhos das próteses

A posição da prótese influencia no tamanho. Isso porque cada local da implantação exige determinada técnica e somente um profissional qualificado saberá a posição mais indicada.

Por exemplo, quando a paciente possui mais gordura e há pele suficiente, o implante costuma ser feito por cima do músculo. Por outro lado, quando não há tanta gordura, a prótese é colocada por baixo do músculo ou mesclando as duas técnicas.

A seguir, entenda um pouco mais sobre as posições e as principais técnicas de implementação:

  • Submuscular: prótese situada entre os músculos e as paredes do tórax, uma das posições que permite um bom controle de sangramento durante a cirurgia, com dor e desconforto pós-operatório mínimo;

  • Subglandular: neste caso, a prótese fica abaixo nas glândulas mamárias e por cima dos músculos. Deste modo, a dissecção é um pouco mais difícil, tornando a cirurgia mais demorada;

  • Subfascial: a prótese fica em cima dos músculos, mas sob a camada fascial e as glândulas mamárias, recomendado para pacientes mais magras ou com histórico de câncer de mama, necessitando de uma barreira entre a pele e o implante.

Considere seu biotipo

O biótipo é mais um dos fatores que influencia na escolha da prótese ideal. Por exemplo, um volume de 300 ml ficará pequeno em uma mulher com tórax largo, enquanto em outra paciente de estatura menor poderá ficar exageradamente grande.

Inclusive, algumas próteses grandes em mulheres pequenas podem causar a impressão de que ela está acima do peso.

Há, ainda, alguns fatores físicos que limitam o tamanho das próteses, como pouco espaço para o implante, que podem assumir um formato bastante artificial, além de causar desconfortos. Portanto, existem alguns critérios para serem avaliados, como:

  • Altura do paciente;

  • Largura do tórax;

  • Espessura da pele;

  • Tamanho das mamas atuais;

  • Limitações físicas.

Vale considerar também a simetria dos seios. Algumas mulheres sentem certo incômodo quanto a isso, apesar de ser uma característica bastante comum. Neste caso, adequar próteses de tamanhos diferentes em cada seio pode solucionar o problema.

Flacidez da pele

A flacidez da pele deve ser considerada nesta escolha, assim como a gravidez e uma grande perda de peso, já que são fatores que podem levar a determinadas alterações estéticas na região.

Em alguns casos, quando há queda da mama, o profissional pode indicar uma prótese com tamanho maior, ocupando toda a área e evitando o excesso de pele. Além da flacidez, existem outros fatores relacionados como a possibilidade de estrias e o aspecto artificial.

Por conta disso, apenas um profissional capacitado pode definir a melhor técnica de implante e se há ou não a necessidade de uma correção do excesso de pele, por meio de uma mastopexia, por exemplo.

Converse com o cirurgião plástico

Embora a escolha do tamanho ideal da prótese de silicone seja uma decisão muito pessoal, é fundamental que a paciente converse com seu cirurgião plástico para que possam tomar essa decisão em conjunto.

Afinal, cada corpo é único e possui suas particularidades e apenas o médico poderá realizar uma avaliação individualizada para indicar o volume mais adequado em cada caso.

O cirurgião orienta a paciente sobre as limitações e todos os riscos envolvidos no procedimento, assim como as opções de próteses disponíveis no mercado. Considere seus desejos pessoais na hora de definir a quantidade de silicone.

Isso porque se o seu sonho é um decote generoso, busque um cirurgião plástico para encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça seu desejo, assim como respeite suas características físicas, tornando seu corpo ainda mais harmonioso.

Pense no resultado final

Claro que o resultado que você deseja alcançar é o principal fator que você deve considerar na hora de escolher a quantidade de silicone que vai implantar. Embora não exista um padrão ideal, todas as pacientes buscam se sentir mais belas.

Portanto, mesmo que a maioria das mulheres busque por seios grandes, reflita se é este o resultado que você quer. Algumas pacientes preferem, por exemplo, mamas mais naturais. Evite comparações, já que o tamanho ideal sempre será uma escolha particular.

Reflita sobre o impacto no seu estilo de vida

Na prática, o estilo de vida pode ser decisivo na escolha da quantidade de silicone. Primeiro, se questione se daqui há 10 ou 15 anos você ainda gostará de apresentar o visual escolhido. Para te ajudar nesta escolha, reflita:

  • O tamanho das mamas pode te impedir de praticar alguma atividade?

  • Conseguirá exercer suas tarefas profissionais com elas?

  • Pensa em engravidar futuramente?

Algumas mulheres são tão ativas fisicamente, como atletas e precisam estar cientes que sua escolha pode prejudicar sua rotina. Neste caso, muitas preferem optar pela mamoplastia R24R, uma vez que ela apresenta uma recuperação mais rápida que a tradicional.

Por fim, lembre-se que a escolha do tamanho da prótese é uma decisão pessoal e complexa que deve ser tomada em conjunto com um cirurgião plástico qualificado.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde