Em novo episódio do ScreamCast, Luís Júnior, diretor comercial na Mersan e Angelo Chaves, gerente geral executivo na TV Subaé, debaterem sobre os maiores desafios do franqueado, tipo de negócio que cresceu durante a pandemia. Ambos estiveram presentes na 5ª Edição do Scream Festival, que ocorreu em novembro de 2022. [Veja a entrevista na íntegra acima].
No primeiro momento, ambos falaram sobre o mercado brasileiro de franquias e quais a dificuldades iniciais para se inserir nesse negócio.
Leia mais:
"O mercado brasileiro de franquias é muito grande, é um mercado mais abrangente. […] No Brasil, você tem todas as marcas de roupas, de produtos finais, com operação de franquias. o primeiro defafio é seleconar qual marca ele vai investir na franquia. No Brasil, temos muitas marcas que vendem apenas a taxa de franquia e não dão suporte…[…] o primeiro desafio é analisar bem e conversar bastante", analisa Luís.
Ainda segundo ele, há diferenças determinantes na hora de escolher a franquia. Enquanto em algumas o mantenedor é apenas o investidor, em outras, a franquia vai servir como um emprego.
"O franqueado pequeno tem que entender que tem franquias que são negócios que vão ter uma estrutura que vai trabalhar pra ele. Ele vai ser um investidor. E vai ter franquias que são muito pequenas que ele vai ter que está lá dentro, ele vai ter que ter uma equipe muito pequena e ele vai ter que fazer parte daquele negócio. Aquele franquia vai ser quase que um emprego. Ele vai investir, pra tirar uma renda, mas não é tão alta, então ele vai estar empregado naquele negócio", explica Luís Júnior.
Em seguida, Angelo Chaves explicou o movimento de crescimento das franquias, em especial para quem deseja empreender pela primeira vez.
"Se a gente fizer uma análise da pós pandemia, franquia se tornou algo como opção, para muitas pessoas que tiveram uma mudança radical de vida com a pandemia. A franquia nesse momento se tornou uma opção interessante […] A franquia sempre vai ser o primeiro passo seguro para quem quer empreender. Você tem que ter um perfil que se encaixa naquele negócio, você saber onde vai pisar", disse.
Sobre a relação da franquia com a mídia, o gerente geral executivo da TV Subaá explicou que esse modelo é muito positivo para a mídia, já que, chega maduro.
"Existiu um crescimento muito forte nessa questão de franquias, principalmente da pandemia para cá. Um novo modelo também de franquia, com o advento do home office. […] Nós como veículos de televisão, temos relação direta com esse tipo de mercado. Tem uma vantagem positiva no que diz respeito a mídia, porque chega maduro", explica.
Na parte final da conversa, os dois falaram sobre a importância da Seabra e os serviços oferecidos, novas unidades de negócio e outros assuntos.
Leia mais sobre Scream Festival - 5ª Edição no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também: