Salvador

Shopping Bela Vista e EndoBaianas fazem ações sobre endometriose

Iniciativas movimentam a campanha Março Amarelo e fazem parte do Mês da Mulher do Bela Vista

Redação iBahia
22/03/2022 às 15h00

3 min de leitura

Para celebrar o Mês da Mulher, o Shopping Bela Vista, em Salvador, preparou uma programação gratuita feita por mulheres e voltada especialmente para elas.

Entre as ações, o shopping recebe o EndoAlerta 2022, evento encabeçado pelo EndoBaianas (Grupo de Mulheres com Endometriose da Bahia), que chega à terceira edição para movimentar o Março Amarelo, com a campanha de conscientização sobre a endometriose, doença crônica e inflamatória que afeta 10% das brasileiras em idade fértil.

Entre as iniciativas, estão a exposição fotográfica "Somos 1 a cada 10 brasileiras", o Talk Show com médicos e uma semana de lives para o público. O shopping também preparou um setlist especial de apresentações musicais do Boteco do Bela composta por mulheres, na Praça de Alimentação, todos os sábados e domingos de março.

Exposição Fotográfica

A programação tem início com a exposição fotográfica "Somos 1 a cada 10 brasileiras", que segue até 28 de março, no Piso L2 (Asa Sul), durante o horário de funcionamento do shopping.

Na exposição, o público confere fotos que contam com a participação de mulheres com endometriose. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Mateus Cabral (MC Film), com maquiagem artística de Gabriela Nery e direção da jornalista Cristiana Nery.

Talk Show com médicos

Grupo promove Talk Show com rodada de entrevista com médicos [Foto: Divulgação]

Já na quarta-feira (23), o grupo vai promover um Talk Show com rodada de entrevista com médicos, das 14h às 18h, na Praça de Alimentação.

O encontro vai reunir especialistas em exames, diagnósticos e tratamentos da doença com a proposta de esclarecer dúvidas. No encerramento haverá apresentação de dança do ventre.

Rodada de Lives

E até sexta-feira (26) – exceto dia 23, será realizada uma rodada de lives com especialistas transmitidas pelo instagram @endobaianas.mulher.

Será um convidado por noite para esclarecer as principais dúvidas sobre a doença e indicar as alternativas disponíveis para viver com qualidade após o diagnóstico.

“Nossa luta é diária, durante todo o ano apoiamos umas às outras, e reivindicamos direitos que podem garantir a qualidade de vida para nossas endoirmãs. É muito duro ver mulheres perdendo empregos por causa dos sintomas, casamentos por preconceito e falta de apoio, em especial, meninas que perdem os seus úteros porque encontraram médicos desatualizados. No Março Amarelo e com o apoio do Shopping Bela Vista, temos uma oportunidade especial de falar sobre a doença e amparar nossas Endoirmãs”, destaca Mayra Damasceno, coordenadora do EndoBaianas.

Boteco do Bela feito por elas

Além disso, o Bela Vista está promovendo uma edição especial do projeto musical Boteco do Bela, que durante todo o mês de março, dará espaço para a voz feminina, com apresentações gratuitas aos sábados e domingos, sempre das 18h às 20h, embalando o happy hour na Praça de Alimentação (Piso L2) com voz e violão.

Durante os sábados, quem se apresenta no palco é a cantora Cecília Marinho. Já aos domingos, é a vez da cantora Lua do Black soltar a voz.