Não existe um significado único ou consenso do que seja um ecobairro, mas fica cada vez mais claro que as soluções e experiências pensadas e desenhadas na escala dos bairros estão trazendo grandes lições e têm potencial de serem replicadas em cidades inteiras. Confira 5 inspirações pelo mundo:
O BedZED já conseguiu resultados muito interessantes como a redução de 58% no consumo de água
1) BedZED. Londres, Reino Unido
Este bairro com 100 casas no sul de Londres busca criar uma “comunidade com emissão zero” e alta qualidade de vida.? O BedZED já conseguiu resultados muito interessantes como a redução de 58% no consumo de água (em comparação com a média nacional), reciclagem de 60% dos resíduos ?e consumo de alimentos orgânicos em 86% das moradias.
Mais de 600 moradias compõem o modelo de desenvolvimento urbano-ecológico de Western Harbour
Foto: La Citta Vita
2) Western Harbour. Malmö, Suécia
O Distrito Sustentável do Porto Oeste ou Bo01 era um antigo parque industrial que foi transformado num modelo de desenvolvimento urbano-ecológico com mais de 600 moradias. O primeiro passo foi a recuperação do solo contaminado. Entre outras medidas, foram instalados 2 geradores eólicos de 2MW de potência, mais de 1400 m² de coletores solares e 120 m² de células fotovoltaicas.
Sistema subterrâneo de coleta seletiva de resíduos facilita a reciclagem
Foto: Design for Health
3) Hammarby Sjöstad. Estocolmo, Suécia
Hammarby Sjöstad surgiu nas margens do lago Hammarby Sjö, que era uma área degradada. A prefeitura decidiu recuperar a região e construir uma referência para o país e o mundo. Uma das soluções inovadoras do bairro é um sistema subterrâneo de coleta seletiva de resíduos que facilita a reciclagem. O bairro está conectado ao centro de Estocolmo por meio de um trem, um sistema de compartilhamento de carros e ciclovias que levam a diferentes pontos da cidade.
Bairro modelo foi construído na antiga área militar de Vauban
Foto: Lieven SOETE
4) Vauban. Freiburg, Alemanha
Na antiga área militar de Vauban foi construído um bairro modelo, em que 40% dos aproximadamente 5 mil moradores não têm carros particulares. Do total de moradias, 2 mil consomem pouca energia, além de muitas gerarem a sua própria energia por meio de fontes renováveis. Aproximadamente 20% de toda a energia elétrica consumida pelos moradores de Vauban é proveniente de placas solares instaladas nas moradias do bairro.
Com participação ativa de seus moradores durante todo o processo de planejamento e de execução, o bairro combina um grande número de tecnologias
Foto: Urban Ecology
5) Christie Walk. Adelaide, Austrália
No coração da cidade de Adelaide, na Austrália, há um pequeno ecobairro com 27 casas, chamado Christie Walk, que começou a ser construído no ano 2000. Com participação ativa de seus moradores durante todo o processo de planejamento e de execução, o bairro combina um grande número de tecnologias: aquecimento solar, telhados verdes, sistemas de captação de água da chuva, compostagem e hortas nos jardins, nas calçadas e nos balcões.
(Via Ariel Kogan, de As Boas Novas)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!