Os objetivos de fazer exercícios em uma academia de ginástica são: ter uma vida saudável, perder calorias ou ganhar massa muscular, em suma, gastar energia, certo? Pois uma academia de San Diego, Califórnia, resolveu reaproveitar a energia consumida pelos seus usuários, transformando-a em energia elétrica.
O sistema é simples: a Greenasium utiliza uma bicicleta especial chamada visCycle, que utiliza o movimento dos usuários para gerar eletricidade. A energia produzida por um equipamento é o suficiente para compensar a energia gasta pelos ventiladores utilizados para resfriar o ambiente – o estabelecimento não dispõe de um sistema de ar condicionado. Quando mais de uma pessoa usa um visCycle, a energia gerada compensa a música, os computadores e as luzes da academia. Quando a energia é gerada em excesso, é aproveitada pela comunidade.
De acordo com Byron Spratt, o co-proprietário e gerente de negócios da Greenasium, a ideia surgiu a partir da observação de outras academias. “Você começa a pensar que todas as pessoas que frequentam a academia estão queimando energia dupla – a sua própria energia e energia elétrica”, declarou ele ao MSNBC.
Outras iniciativas também tornam a Greenasium uma academia eco-friendly. O local aproveita a luz natural de modo que as luzes são acesas somente à noite, o chuveiro possui baixo fluxo de água, os sanitários possuem duas opções de descarga, o chão é feito de pneus reciclados, o piso foi reaproveitado nas molduras dos espelhos e porta-chaves, além da academia patrocinar iniciativas para reciclar lixo, entre outras ações.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


