CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

"Açougue vegetariano" que cria alternativas à carne faz sucesso na Holanda

foto autor

01/09/2014 às 16:35 • Atualizada em 01/09/2022 às 18:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

veg1-ecod.jpg

“Mais suculento que a galinha, mais macio que a carne de porco e ainda totalmente vegetariano”. Este é o conceito do Vegetarian Butcher, um "açougue vegetariano" que funciona em Haia, na Holanda, e cujo sucesso é atribuído a capacidade de convencer que é possível comer bem mesmo sem carne.

No Vegetarian Butcher, Jaap Korteweg dedica-se a redefinir a indústria de alimentos junto com Niko Koffeman, político dos direitos dos animais, Marco Westamaas, chefe de cozinha, e uma equipe dedicada a uma verdadeira "revolução vegetariana" à base de semente de tremoço - leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rica nutricionalmente.

Para substituir as carnes animais, a equipe de Jaap Korteweg promove sua própria linha de produtos desenvolvidos com uma preocupação com a textura, o sabor e o aroma, sempre com foco na composição que, graças à matéria prima utilizada, torna-se saudável e nutritiva.

Estudos dão conta que 30% dos vegetarianos vivem 10 anos a mais e tem 32% menos chances de ter doenças cardíacas que os consumidores de carne.

Entre as opções, é possível encontrar desde um croquete de tremoço até carne moída fresca, bacon e peixe tuna. Os alimentos são vendidos em porções individuais e cada um deles vem com a descrição de todos os ingredientes, valores nutricionais e modo de preparo.

Sucesso da iniciativa

A partir da primeira loja em Haia, os pontos de venda das carnes feitas à base de tremoço se expandiram para mais de mil. É possível encontrar os produtos em horti-frutis, loja de produtos naturais, supermercados e até açougues na Bélgica, Holanda, Portugal, Finlândia e Alemanha.

Além de oferecer opções mais saudáveis para o público, o Vegetarian Butcher, que em 2012 ganhou um prêmio como melhor inovação desenvolvida na Holanda, também ajuda em um outro ponto: na libertação dos animais da cadeia alimentar e na conservação da biodiversidade.

Estudos dão conta que 30% dos vegetarianos vivem 10 anos a mais e tem 32% menos chances de ter doenças cardíacas que os consumidores de carne.

Bem que iniciativas como esta poderiam ser disseminadas no Brasil, não é mesmo?

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade