O Aeroporto Internacional de Salvador é considerado o aeródromo mais sustentável do Brasil. O título foi concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e essa é a segunda vez consecutiva que a capital baiana recebe o prêmio.
O aeroporto é administrado há quatro anos pela VINCI Airports. Desde então, mais de R$ 700 milhões foram investidos somente em obras de requalificação e em iniciativas sustentáveis. Entre elas, a construção de um novo píer de aeronaves e a implantação de mais seis novas pontes de embarque. Hoje, o espaço pode receber até 15 milhões de passageiros por ano.
Destaca-se também o fato de ser o primeiro a ter uma usina solar, a ser zero aterro sanitário e a não dispensar efluentes no meio ambiente. Há ainda a adoção do conceito de economia circular: 100% dos resíduos sólidos são recuperados e enviados para reciclagem ou outra destinação ambientalmente correta.
Os passageiros também ganharam mais de 22 mil m² de área construída, uma variedade de opções comerciais e mais conforto ao viajar, com a substituição do sistema de ar-condicionado, novos elevadores e escadas rolantes, conjuntos sanitários adicionais, e disponibilização de internet de alta velocidade de cortesia.
Para os próximos anos, o objetivo da VINCI Airports é continuar avançando na preservação ambiental, zerando emissões líquidas de carbono até 2030. A Concessão tem duração de trinta anos ao total. “Tudo que fizemos até aqui foi só uma fração do que está por vir. Continuaremos investindo no aeroporto nas próximas décadas, para manter um alto nível de serviço prestado aos nossos passageiros, segurança, eficiência e alinhamento com a tecnologia”, destacou Julio Ribas, diretor-presidente do Salvador Bahia Airport.
Veja também: